Araçatuba

Município e Estado discutem parceria para o transporte aéreo

Araçatuba iniciou, nesta quarta-feira (9), as tratativas de uma parceria com o governo do Estado para incremento do transporte aéreo no município. A intenção é instituir uma agenda conjunta entre as secretarias municipal e estadual de Turismo e Planejamento. O objetivo é criar mecanismos de atração de novas empresas aéreas e também oferecer melhores serviços aos usuários. Atualmente, a cidade conta apenas com voos para Campinas (SP).
Para mostrar o potencial araçatubense para o setor, o município tem se baseado nas estatísticas oficiais do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo). Os dados do órgão provam que Araçatuba está entre os principais portos emissivos e receptivos de todo o interior paulista.
Mesmo com apenas uma empresa aérea operando no município, nos 11 primeiros meses do ano passado 93.206 pessoas embarcaram ou desembarcaram em Araçatuba. No mesmo período, por exemplo, o município de Sorocaba (644 mil habitantes) teve 36.545 usuários e Marília (237 mil habitantes) teve 61.240 embarques e desembarques.
Segundo dados mais recentes disponíveis pelo departamento, somente em novembro 8.139 passageiros usaram o serviço no Aeroporto Dario Guarita em voos regulares e outros 679 em voos não-regulares, totalizando 8.818 passageiros.
Para dar início às tratativas da criação da frente ampla para atrair investimentos, o prefeito Dilador Borges e o secretário de Turismo do Estado, Vinicius Lummertz, tiveram uma audiência para tratar sobre o assunto. Eles concordam que uma ação que alie setores públicos e privados terá uma força efetiva maior.
“Araçatuba sofre com a falta de voos diretos para São Paulo e opções de empresas aéreas”, destacou o prefeito Dilador Borges, que pretende trabalhar com o secretário municipal Marcelo Astolphi Mazzei (Turismo) para que esta discussão reúna também os empresários e os agentes políticos dos demais municípios da região.

MIT
Dilador e Lummertz também trataram de outra pauta importante para o desenvolvimento econômico e social de Araçatuba. O prefeito argumentou com o secretário que nossa cidade está aguardando a aprovação da Assembleia para se tornar Município de Interesse Turístico (MIT).
“Acredito muito no aumento do turismo em 2019. Turismo envolve cultura, arte, lugares, mas também a geração de emprego e renda”, argumentou Dilador. Araçatuba já tem toda documentação para se transformar em MIT por parte do Estado e aguarda agora a aprovação pela Assembleia.
Os 94 deputados estaduais eleitos no ano passado tomarão posse no dia 15 de março. A intenção, porém, é iniciar desde já um trabalho de discussão da pauta com os futuros legisladores.

DA REDAÇÃO
Araçatuba

Comment here