Araçatuba

FAC-FEA comprova excelência há 6 anos consecutivos em nova avaliação do MEC

O MEC divulgou o indicador oficial de avaliação das instituições de ensino superior de todo o Brasil, o IGC (Índice Geral de Cursos), e pelo sexto ano consecutivo a Faculdade da Fundação educacional de Araçatuba (FAC-FEA) obteve nota 4 (a nota máxima é 5), o que a mantém no Grupo de Excelência do Ensino Superior do Brasil. Apenas 20,5% das instituições do Brasil fazem parte deste seleto grupo.
2018 já se tornou um ano histórico para a FAC-FEA, pois além da excelente nota no IGC,,a faculdade também teve seu projeto do Curso de Medicina aprovado pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo, um antigo sonho que deverá se tornar realidade a partir de 2019.
Outro diferencial da FAC-FEA é o curso de Pedagogia, que alcançou a nota máxima no Enade, colocando-se entre os dez mais bem avaliados do Estado de São Paulo, ao lado de grandes instituições tradicionais da educação superior, como Unesp e Ufscar.
A faculdade também conseguiu a aprovação junto ao Governo Federal das bolsas de iniciação científica da CAPES (Pibid e Residência Pedagógica), um diferencial que capacita os alunos a vivenciarem a Educação de forma mais profunda e profissional.
No total, 48 acadêmicos são beneficiados e podem estudar com as bolsas custeadas pelo programa Federal, além de outros 12 voluntários. A FAC-FEA é a única faculdade na região que conseguiu credenciamentos nos programas, e o número de vagas foi o mesmo conquistado por instituições como a Universidade de São Paulo (USP).
A coordenadora do curso de pedagogia da FAC-FEA, Márcia Elaine Catarin Vignoto, explica que o credenciamento da faculdade para implantação destes dois novos programas é uma importante conquista para um curso atuante e envolvido com questões sociais e gestores preocupados em garantir ao máximo a possibilidade de estudo a todas as pessoas que desejam frequentar o ensino superior, mas que por razões financeiras este sonho se torne distante.
A bolsa estudantil é uma ação contínua da gestão da faculdade, o que faz com que a instituição superasse inúmeros desafios e conquistasse o direito de oferecer essas 48 bolsas pelo Governo Federal.
Um dos programas é o Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.
O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.
O outro programa oferecido pela FAC-FEA é o de Residência Pedagógica, uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
Essa imersão contempla, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.
A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.
O diretor pedagógico da FAC-FEA, professor mestre Pascoal Manfredi Neto, destaca ainda as várias ações realizadas na prática, além de seminários e eventos envolvendo os cursos de Psicologia e Administração da faculdade. Ele explica que o segredo para o sucesso da FAC-FEA pe simplres, e consiste nas aulas 100% presenciais, professores concursados, mestres e doutores em suas áreas, infraestrutura adequada aos padrões do MEC, critérios de ensino de excelência e mensalidades acessíveis. Acesse a página do MEC com a avaliação de todas as instituições do Brasil: http://portal.inep.gov.br/indice-geral-de-cursos-igc-

DA REDAÇÃO
Araçatuba

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