Home Cidades Araçatuba Paróquias da Diocese de Araçatuba celebram o novo ano com missas

Paróquias da Diocese de Araçatuba celebram o novo ano com missas

6 tempo de leitura
0
0
387

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

As paróquias da Diocese de Araçatuba se preparam para a passagem do ano com missas que evocam na liturgia o santo nome de Jesus e a solenidade de Maria, mãe de Deus.
Nas principais cidades da diocese, há uma pluralidade de horários para missas, seja dia 31 de dezembro, seja em 1º de janeiro. Em Araçatuba, por exemplo, há missas nos dois dias.
Na véspera do ano-novo, há três horários predominantes. Às 19h e 19h30, as paróquias Santo Antônio de Pádua e São Francisco e Santa Clara (Pinheiros), farão suas celebrações, respectivamente.
A maioria das missas do dia 31 será às 20h nas seguintes paróquias: Sant’Ana, Capela Santa Rita, Bom Jesus da Lapa, Catedral Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, São Sebastião, São Francisco de Assis, São Paulo Apóstolo, Imaculado Coração de Maria, São João Batista/São Judas Tadeu e Divino Espírito Santo.
No dia 1º, as missas seguem os seguintes horários: Bom Jesus da Lapa (10h30 e 20h), Santo Antônio (8h), São Sebastião (19h), São Francisco e Santa Clara (9h na paróquia e 19h30 na Capela Santo Expedito, no bairro Hilda Mandarino), Imaculado Coração de Maria (18h30) e São João (19h30).

NA REGIÃO
Em Birigui, a missa do dia 31 será às 19h30 na Matriz Imaculada Conceição. Nas paróquias São Brás, São Benedito/São Cristóvão e Santa Clara de Assis o horário é às 20h.
No dia 1º, haverá missa apenas na Paróquia Imaculada Conceição, às 19h30.
Já em Guararapes, nas paróquias São Pedro Apóstolo e Imaculada Conceição vão ocorrer missas no dia 31, às 19h30.
Em Andradina, as missas do dia 31 serão às 19h30 na Paróquia Nossa Senhora das Graças e às 20h na Paróquia São Sebastião, que também terá missa no dia 1º de janeiro, sendo às 19h.

A SOLENIDADE
Segundo o padre Charles Borg, vigário diocesano e pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Araçatuba, a liturgia do primeiro dia do ano evoca a escolha do nome de Jesus. “O mistério do nascimento de Jesus é tão sublime que a Igreja o festeja durante uma semana inteira. Neste começo de ano, se destaca a circuncisão do então recém-nascido, um costume judeu. Mas o que queremos destacar aí é a escolha do nome de Jesus, que não foi decisão dos pais, e sim uma decisão de Deus para a missão do Salvador”, explica.
O sacerdote salienta que a salvação, na linguagem litúrgica, representa restaurar a dignidade. “O filho, nascido de uma mulher, veio elevar os homens à condição de filhos adotivos e herdeiros, os quais chamam Deus de Abbá, ou seja, Papai. É magnifico começar o ano com essa reflexão”.
Borg ainda diz que Nossa Senhora é lembrada em sua maternidade no primeiro dia do ano como um pleno exemplo de meditação e realização da vontade Divina. “Não se sabe o que o ano guarda para cada um, sabe-se, porém, que em todas as circunstâncias o Abbá estará por perto. Faz bem, como Maria Santíssima, guardar tudo no coração e sobre cada ato meditar”, conclui. (Com informações da assessoria de imprensa da Diocese de Araçatuba)

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…