Home Cidades Araçatuba Desligados, médicos cubanos são homenageados em Araçatuba

Desligados, médicos cubanos são homenageados em Araçatuba

4 tempo de leitura
0
0
20

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, em companhia da secretária municipal de Saúde. Carmem Guariente, e do vereador Antonio Edwaldo Dunga Costa, recebeu em seu gabinete, na manhã de quarta-feira (21), um grupo de médicos cubanos, até recentemente integrantes do Programa Mais Médicos. À noite, durante reunião do Conselho Municipal de Saúde, os médicos cubanos foram homenageados. “Gratidão”, foi a palavra que expressou o tom dos discursos. Várias pessoas choraram
No encontro com o prefeito, os médicos buscaram esclarecimentos diversos sobre o posicionamento da administração municipal após o volume de informações na mídia em torno da decisão do governo de Cuba, de repatriação dos profissionais.
Dilador Borges anunciou aos visitantes que a administração municipal cumprirá com suas obrigações. “Garanto que a prefeitura não será negligente com esses profissionais e daremos todo amparo até seus retornos à pátria, depositando, os direitos dos já desligados pelo governo federal, desde o auxilio de moradia e alimentação, para que possam prover suas necessidades, bem como proverá transporte para os mesmos até a capital São Paulo”.
A secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, esclarece que está em contato com os conselhos de secretarias municipais de Saúde, a acompanhar as atualizações e próximas decisões governamentais. “As normas não são municipais, mas do Ministério da Saúde. Estamos acompanhando através do Conasems para que em breve tenhamos médicos nessas 23 vagas. O ministério já publicou edital pra chamamento dos médicos e agora aguardamos as inscrições. A previsão é de que estes novos profissionais estejam ate 7 de dezembro no município.
De forma autoritária, o governo ditatorial de Cuba rompeu o convênio existente e determinou o retorno dos médicos participantes do programa ao país.

DESPEDIDA
A maioria dos médicos cubanos que prestaram serviços em Araçatuba participou da reunião no início da noite na Câmara. A diretora de atenção básica, Cida Nava, que estava bastante emocionada, admitiu dificuldades para suprir a falta dos médicos e destacou o trabalho desenvolvido, assim como outros funcionários da Secretaria da Saúde. O vereador Antônio Edwaldo Duga Costa disse que jamais recebeu um reclamação dos cubanos. O presidente da Câmara, Rivael Papinha também falou sobre o atendimento humanizado dos cubanos. Integrantes do Conselho Municipal de Saúde também enalteceram o trabalho realizado. O prefeito Dilador refirmou os compromissos assumidos e também falou sobre os serviços prestados.

DA REDAÇÃO
Araçatuba

Load More Related Articles
Load More By marcio123rocha
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desvendando o Fenômeno: O sucesso Avassalador dos Jogos Crash no Brasil

Descubra como os jogos de Crash conquistaram o Brasil, oferecendo emoção e prêmios em site…