Home Cidades Araçatuba Praça Rui Barbosa ganha esculturas em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Praça Rui Barbosa ganha esculturas em homenagem ao Dia da Consciência Negra

4 tempo de leitura
0
0
78

Curioso com o que estava vendo ontem à tarde, um idoso se aproximou do diretor de Afirmação de Direitos da Prefeitura de Araçatuba, Carlos Roberto Guimarães Valêncio, e perguntou:

– Já é preparação para o carnaval?

– Não, não, é uma homenagem ao Dia da Consciência Negra – respondeu o servidor, em tom de descontração.

Assim pensou muita gente que passou pela praça Rui Barbosa, na chuvosa tarde de ontem. A “praça do boi” estava sendo tomada por esculturas. São várias imagens famininas, do sambista, de animais típicos das florestas africanas, enfim, parecem, de fato, peças de um desfile carnavalesco que tem a negritude como tema.

Mas as obras ficaram só na semelhança com o festa mais popular do Brasil. A famosa praça da cidade assim foi decorada para as comemorações do feriado municipal de 20 de novembro.

O local será palco, nesta terça-feira, de uma extensa programação para celebrar a data comemorativa. Mais do que um dia festivo, quem for ao coração de Araçatuba hoje verá o resultado de um trabalho de três meses, como conta a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura, Regina Célia da Trindade.

As atividades começam às 16h com uma oficina de bonecas negras – as inscrições são feitas no local. Em seguida, têm início uma série de apresentações de danças: ritmo africano, capoeira e de solo. Às 18h, ocorrerá a abertura oficial, com presença de autoridades. Depois, seguem espetáculos de grupos de samba e de dança. O evento termina com o show do grupo “É pra ficar”, a partir das 21h. Paralelamente, haverá amarração de turbantes, exposição de fotografias e de objetos, feiras de artesanato e salão de beleza negra.

“Nosso objetivo é levar o conhecimento sobre a importância dessa data que muitos, infelizmente, não sabem”, diz Regina. “Procuramos, então, decorar a praça com tudo o que diz respeito à população negra.”

Segundo a coordenadora, aproximadamente 60 peças referentes ao negro decoram a praça. O trabalho artístico foi coordenado pelo presidente da escola de samba Sonho e Fantasia, Manoel Rodrigues, que tem uma fábrica de esculturas. Entre as representações feitas por sua equipe, lá estão a Mãe África, o sambista e bonecas de outros carnavais que foram restauradas. Elas, simplesmente, ficaram negras, fazendo valer o lema do evento: “Que a cor da pele seja vista com igualdade”.

ARNON GOMES
Araçatuba

Load More Related Articles
Load More By marcio123rocha
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desvendando o Fenômeno: O sucesso Avassalador dos Jogos Crash no Brasil

Descubra como os jogos de Crash conquistaram o Brasil, oferecendo emoção e prêmios em site…