Home Cidades Araçatuba Moradores querem parceria para revitalização da Lagoa das Flores

Moradores querem parceria para revitalização da Lagoa das Flores

4 tempo de leitura
0
0
30

Na semana passada, durante temporal que atingiu a região, a reportagem recebeu informação que a Lagoa das Flores, no Jardim América, havia transbordado. A reportagem foi para o local e estava tudo dentro da normalidade. O presidente da Associação de Moradores do Jardim América, Pedro Paulo Alce Galeano e o vice-presidente, Vânio Cândido Pereira, estavam no local e falaram sobre as serviços realizados que culminaram em minimizar com os impactos das enchentes. “Uma lota de 30 anos”, disse Vânio Pereira, que no ano que vem vai assumir a presidência. Na oportunidade, os diretores falaram sobre a proposta de revitalizar toda a área da Lagoa das Flores e transformá-la em um parque para atrair a comunidade.
Segundo Vânio Pereira, que reside desde a infância naquela região da cidade, a impermeabilização e até mesmo o aterramento de áreas de mananciais causaram os problemas, impedindo o escoamento natural das águas pluviais de toda a bacia, que abrange extensa região de Araçatuba. Até mesmo a Lagoa das Flores foi ameaçada de aterramento.
Os diretores da associação de moradores lembraram que no passado foi atarrada uma área muito grande onde seria construído um condomínio. “Conseguimos impedir a execução da obra e a área voltou a servir de contenção de águas. Isso foi fundamental para impedir novos transbordamentos da lagoa”, disseram. Eles afirmaram que a última grande enchente foi em janeiro de 2010.
Para os Vânio Pereira e Pedro Paulo Galeano, foi necessário ampliar o espelho d’água da lagoa, pois não é recomendável apenas aumentar a profundidade. “Há nascentes e a escavação pode aumentar o fluxo de água”, explicaram. Assim, para aumentar a capacidade de armazenamento da lagoa, o correto é ampliar a sua dimensão.

PROJETOS
A disposição dos diretores da associação é estabelecer parceria com a Prefeitura para execução de obras no local. “Temos o apoio de um centro universitário na elaboração do projeto”, disseram. Além disso, a iniciativa prevê o envolvimento da comunidade. “Realizamos várias promoções para arrecadar dinheiro. Queremos que seja construída uma pista de caminhadas e uma academia ao ar livre”, disseram os diretores da associação. “Não podemos ir contra a natureza. Devemos ir a favor e tirar o que ela pode nos oferecer de bom”, disseram.

ANTÔNIO CRISPIM
Araçatuba

Load More Related Articles
Load More By marcio123rocha
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desvendando o Fenômeno: O sucesso Avassalador dos Jogos Crash no Brasil

Descubra como os jogos de Crash conquistaram o Brasil, oferecendo emoção e prêmios em site…