Araçatuba

POR MEIO DE PARCERIA, 75 ÁREAS FORAM ADOTADAS NO PROGRAMA ABRACE O VERDE

“Fazer mais com menos” tem sido uma frase muito usada pelo prefeito Dilador Borges para motivar a equipe de governo a buscar alternativas para executar obras e serviços com menos recursos. Por isso, o prefeito tem procurado estimular parcerias e busca aliados para colaborar com a administração. Cuidar de canteiros centrais, praças, jardins e rotatórias é um trabalho que exige investimento e atuação contínua. Por isso, Dilador recomendou que se buscasse parceiros para ajdudar a cuidar da cidade. Hoje são 75 áreas adotadas e bem cuidadas.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Petrônio Pereira Lima, há um trabalho para ampliar as adoções. Há, também, preocupação com as áreas adotadas. “Não basta simplesmente formalizar a adoção e pouco fazer para melhorar o aspecto urbanístico”, diz o secretário, explicando que este trabalho permite que equipes e investimentos sejam feitos em outras áreas. O secretário citou como exemplo de trabalho uma praça no Conjunto Antônio Villela, onde a associação de moradores fez a adoção e transformou o local em agradável ponto de encontro de pessoas de várias faixas etárias. “De crianças e idosos”, resumiu.

A moradora Nadir Grotto, representando a Associação de Moradores do Villela e que reside no local há mais de 30 anos é uma entusiasta da iniciativa. Além de cuidar pessoalmente da praça, ela busca outros parceiros, como fez com a Samar, que instalou brinquedos para as crianças. Nadir Grotto destacou o trabalho da administração e a parceria.

FÁCIL ADESÃO
O chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente, Lucas Savério Proto, explicou que a adesão é fácil. O termo de adesão foi readequado para facilitar o processo. A pessoa interessada pode procurar o Atende Fácil onde irá formalizar a intenção de aderir ao “Abrace o Verde”. Depois vai assinar um contrato, por prazo de dois anos, que pode ser renovado, bastando haver manifestação do interesse. Não há prazo para terminar a adoção. “Além de embelezar a parea próxima ao estabelecimento, o empresário pode colocar placas publicitárias, desde que cumpra algumas normas”, explicou Luca Proto, frisando, também, que a pessoa sabe que está colaborando para que a cidade fique mais bonita.

Quem quiser pode madotar mais de uma área. Da mesma forma, quando tratar-se de área muito grande, pode haver mais de um adotantes.

Até o momento foram adotadas 18 praças, 23 canteiros, 15 canteiros (Avenida Brasília), seis rotatórias, cinco áreas verdes, seis triângulos, uma área de lazer e um jardim.

PUBLICIDADE
A legislação estabelece o tamanho padrão das placas de publicidade e a localizaão, tendo a preocupação de de comprometer a visibilidade para não atrapalhar o trânsito. Há, também, a questão do produto a ser anunciado. Há limitações legais.

CONFIANÇA
Para o prefeito Dilador Borges, quando a sociedade participa das ações da administração é uma demonstração de confiança. “Estamos trabalhando e buscando parcerias. O Brasil passa por momentos difíceis com a queda na arrecadação e os municípios sofrem. Araçatuba não é diferente. Mas estamos trabalhando para superar desafios e contanto a participação de parceiros em várias iniciativas”, disse o prefeito.

VEJA QUEM ADOTOU ÁREAS
Adotante
Fundação Educacional de Araçatuba (FEA)
Loja Maçônica Moderna
Júlio Nobuyoshi Sakamoto, Cynthia Penteado Sakamoto e Júlio Penteado Sakamoto
Conselho de Veneráveis e Ex Veneráveis de Araçatuba
Jet Máquinas e Serviços Técnicos
Unicolégio Araçatuba
Celso Antônio da Silva
Colégio Geração Raízes
Associação Auto Escola
Locatelli Com. de Plantas Ornamentais
WRC Elétrica Engenharia e Arquitetura
Evandro Carlos Molina
Valter Luís Molina
Mitradiocesana Paróquia São Sebastião Diocese de Araçatuba
Universidade Geração Raízes
Água Mineral Acqua Vita
Mara Silvia Vianna de Oliveira
Azevedo Auditoria e Assessoria Contábil
KR Apoena Comércio de Congelados
Tomoson Centro de Diagnóstico por imagem
Viviane Motors Com. de Veículos
Dupla Comércio de veículos
Construart Materiais de Construção
Pekin Palace Hotel
Clube da Árvore de Araçatuba
Klin Produtos Infantis
Missão Salesiana de Mato Grosso Unisalesiano
Arco Hotel Araçatuba
Noromak Caminhões e Ônibus LTDA
José Bauer de Atayde & CIA LTDA
Associação Engenheiros e Arquitetos Alta Noroeste
Unicolégio de Araçatuba LTDA-ME
Jair Barbosa Pinto
Pau-Brasil Empreendimentos Imobiliários
Fábio José Boraschi
Valdese Marques
Jair Barbosa Pinto
Lucilene Garci da Silva
Kawane Hess Barbosa
Belchior Soares da Cruz Junior
Antônio Francisco de Carvalho
Jamil Buchala
André Aparecido dos Santos
José Bauer de Atayde & CIA LTDA
XV de Novembro Vistorias Automotivas
Empresas Reunidas Paulista de Transporte
Petshop My Dog
Rodrigo Espósito
João Gomes Silva e Umberto Carlos Botaro
Força Rural Produtos Agropecuários
Sociedade de ensino Toledo S/C LTDA
Claudiomar Bisson Bertaglia Eirelli
Emerson Alves Vilar
Odair Donizete Rocha
Associação dos Lojistas do Calçadão de Araçatuba

Antônio Crispim

Comment here