AraçatubaCidades

MUNICÍPIO INICIA NA QUINTA A SEMANA DO ALEITAMENTO MATERNO

A tentativa de “tocar” as mães já começa com o tema da semana: “Alicerce da Vida”. É partindo dessa conscientização que a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Banco de Leite Humano do Município, realizará, a partir desta quinta-feira, a Semana do Aleitamento Materno.
Para marcar a campanha “Agosto Dourado 2018”, palestras abertas ao público serão realizadas na Câmara Municipal. Elas serão ministradas pelos médicos Dalton Luís Chiaradia e Rose Gandolfo Chiaradia. Dalton é especialista em pediatria e neonatologia, consultor internacional em lactação e responsável pela maternidade do Hospital São Francisco, de Tupã (SP), onde também é diretor do Banco de Leite Humano. Rose é cirurgiã dentista odontopediatra, consultora internacional em lactação, responsável pelo serviço de odontologia neonatal e ambulatório de aleitamento materno do Hospital São Francisco e pelo programa Unibaby da Unimed de Tupã.
Além da abertura, ao longo de todo o mês, serão promovidas rodas de conversas sobre aleitamento materno, discussão científica, oficinas de manejo e capacitações sobre o tema. Haverá, como nos anos anteriores, a “Hora do Mamaço”, uma caminhada em prol da amamentação.

IMPORTÂNCIA
De acordo com o Ministério da Saúde, a importância do aleitamento materno é atribuída a vários fatores. Uma delas é a redução de 13% na mortalidade até 5 anos. E ainda: evita diarreia, infecções respiratórias, diminui risco de alergias, diabetes, colesterol alto, hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. O ato também contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal do pequeno e promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.
O ato de amamentar a criança diminui ainda o risco de câncer de mama na mulher e ajuda no pós-parto, já que o útero se contrai e volta ao tamanho norma.

CORAÇÃO
E é justamente para a saúde da mulher que o cardiologista Flávio Salatino, também vereador pelo MDB em Araçatuba, destaca importância de se amamentar. De acordo com ele, o aleitamento pode reduzir, em longo prazo, o risco de infarto e derrame nas mães em até 10%.
“Embora não possa estabelecer os efeitos causais, os benefícios da amamentação podem ser explicados por um restabelecimento mais rápido do metabolismo da mãe após a gravidez, além de ajudar a eliminar a gordura armazenada durante a gravidez de forma mais rápida e efetiva”, explica o médico.

ARNON GOMES
Araçatuba

Comment here