Home Cidades Araçatuba COZINHA PILOTO PRODUZ 16 MIL REFEIÇÕES POR DIA

COZINHA PILOTO PRODUZ 16 MIL REFEIÇÕES POR DIA

4 tempo de leitura
0
0
135

A Cozinha Piloto de Birigui, setor da Secretaria Municipal de Educação, produz, diariamente, 16 mil refeições/dia para alunos das unidades de ensino mantidas pela Prefeitura de Birigui, escolas estaduais, núcleos da Prefeitura e entidades integrantes ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
Por dia, também são produzidos 17 mil pães e 2 mil saquinhos de bebida de soja. A produção diária reúne 70 servidores, entre nutricionistas, técnicas em nutrição, cozinheiras, padeiros, serviços gerais, motoristas, servidores do almoxarifado e do administrativo.
Toda a logística de distribuição da alimentação também é feita pela Cozinha Piloto, que funciona de segunda a sexta-feira. “O investimento mensal é de, aproximadamente, R$ 350 mil. Esse investimento é custeado pelos governos Municipal, Estadual e Federal”, disse o diretor do departamento da Central Municipal de Alimentação Escolar, Fernando Bernabé Abrahão.
Com relação ao cardápio, o mesmo é elaborado por nutricionistas, seguindo legislação federal e oferecendo alimentação de qualidade. “A variedade é grande e atende o PNAE, que promove eficiência no oferecimento de alimentação adequada aos estudantes”, disse a nutricionista Juliana Oliveira de Barros.
“A salsicha, por exemplo, que muitas vezes é oferecida com arroz, feijão, legumes e salada, fez parte do cardápio em fevereiro. Agora, nos meses de junho/julho, retorna ao cardápio por ser período de festas típicas. Atende, também, muitos pedidos feitos pelas escolas”, explicou a coordenadora de Equipe Multidisciplinar da Cozinha Piloto, Gabriela Galhardo Pulzatto.
Segundo a equipe técnica da Cozinha Piloto, formada por 4 nutricionistas e 2 técnicos em nutrição, um Relatório de Serviço Escolar é feito periodicamente, visando mapear como os alimentos são consumidos pelos alunos.
“Temos um relatório de aceitabilidade, ou seja, quais os alimentos são mais consumidos pelos estudantes. A salsicha, por exemplo, tem 90% de aceitabilidade quando é enviada. Para variar o cardápio e fornecer as necessidades nutricionais adequadas aos estudantes, também oferecemos strogonoff (carne ou frango), macarrão, filé de frango, atum, carne seca, pernil, arroz temperado, feijão, saladas, frutas, entre outros alimentos”, falou a técnica em nutrição, Aline Rodrigues Ferreira.

DA REDAÇÃO
Birigui

Load More Related Articles
Load More By marcio123rocha
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desvendando o Fenômeno: O sucesso Avassalador dos Jogos Crash no Brasil

Descubra como os jogos de Crash conquistaram o Brasil, oferecendo emoção e prêmios em site…