Home Cidades Araçatuba Imunização contra a gripe será aberta a toda população, diz ministro

Imunização contra a gripe será aberta a toda população, diz ministro

4 tempo de leitura
0
0
21

O ministro da Saúde Ricardo Barros afirmou que a partir de segunda-feira (05) a vacina contra a gripe será liberada para toda a população. O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (02) na cidade de Maringá (PR). A campanha foi prorrogada até o dia 9 de junho devido à baixa procura dos grupos prioritários e, segundo o ministro, não será mais prorrogada. A decisão foi tomada por conta do estoque de 10 milhões de vacinas contra a gripe ainda em estoque por todo o país, que agora serão liberadas para imunizar todo cidadão, evitando o desperdício das doses.

A Vigilância Epidemiológica de Araçatuba informou que ainda não foi oficialmente orientada sobre a ampliação da cobertura da vacina e que aguarda o posicionamento do Ministério da Saúde. A expectativa é de que até segunda-feira os órgãos oficiais recebam a notificação sobre a decisão do ministro.

VACINAÇÃO EM ARAÇATUBA

Até o momento já foram imunizadas 39 mil pessoas em Araçatuba das 54 mil que precisam tomar a vacina. Ainda faltam pelo menos 15 mil pessoas para fechar a conta da Secretaria Municipal de Saúde, que tem meta de 90% desse público. Esta tarefa não está sendo fácil em lugar nenhum do país, uma vez que os grupos prioritários não estão procurando os postos de saúde com a mesma frequência dos últimos anos, quando as metas foram batidas.

Em Araçatuba, por exemplo, o desempenho de alguns grupos prioritários tem sido preocupante: apenas 46% das crianças foram vacinadas; 36% das gestantes; 67% dos trabalhadores de saúde e 66% dos doentes crônicos. Em situação mais confortável estão as puérperas, que foram 94% imunizadas, e os idosos, com 80% de cobertura.

DENGUE E OUTROS

A Vigilância divulgou também o balanço epidemiológico semanal, com atualizações de dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Os casos positivos de dengue somam 32 até o momento; à mesma época no ano passado haviam 168 infectados. Chikungunya são 9 casos na cidade e o bairro com mais ocorrência é o São José. Zika e febre amarela não apresentaram registros.

De FERNANDO VERGA – Araçatuba

a vacinação – REPRODUÇÃO

GERAL – Ministério libera vacinação para a população, mesmo fora dos grupos prioritários

Load More Related Articles
Load More By marcio123rocha
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desvendando o Fenômeno: O sucesso Avassalador dos Jogos Crash no Brasil

Descubra como os jogos de Crash conquistaram o Brasil, oferecendo emoção e prêmios em site…