Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

O Governo de Andradina por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda oferece diversos serviços para a população. São eles; Emprega Andradina, Banco do Povo Paulista, Sebrai Aqui!, Sala do Empreendedor, Prodesan, Niap, PAT e Univesp.

Criada em 2012, a pasta tem finalidade de executar ações conjuntas com outras esferas de governo, visando à implementação das políticas de desenvolvimento econômico, emprego e renda, estabelecendo parcerias e empenhar esforços para a realização de convênios com sindicatos, organizações não governamentais, entidades representativas de direito público ou privado, nacionais ou estrangeiras, Estado e União, para aperfeiçoamento da qualificação do trabalhador e da ampliação do mercado de trabalho.

O “Programa Emprega Andradina” oferece serviço de apoio ao cidadão que está procura de emprego e as empresas contratantes, facilitando acesso as vagas através de ações de divulgação, captação de currículos, aplicação de testes e entrevistas.

O projeto prevê ainda a utilização das informações obtidas com o cadastramento de vagas e dos currículos obtidos para planejamento e implementação de novas ações como cursos de capacitação e formação profissional.

“Possuindo atualmente um banco de dados de aproximadamente 7 mil currículos”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Gislaine Aparecida Asti. A Secretaria fica localizada na Rua José Augusto de Carvalho, 1173, em frente a Prefeitura. O horário de atendimento é das 8h às 13h.

Já o “Banco do Povo Paulista” oferece financiamento com juros subsidiados para microempresários, empreendedores informais, cooperativas, produtores rurais e profissionais liberais, que querem investir em seu próprio negócio, seja na abertura, expansão ou para capital de giro.

Segundo dados da pasta, desde o início da pandemia já foram emprestados aproximadamente de R$ 700 mil para suporte as micro e pequenas empresas de nossa cidade.

 

Gestão de empreendimento e crescimento

O Desenvolvimento oferece o Sebrae Aqui!, que é um canal de atendimento presencial e de articulação formado a partir de parcerias locais, solidários à missão do SEBRAE-SP, interessadas em promover a melhoria do ambiente legal e de negócios das micro e pequenas empresas, como também sua competitividade, contribuindo no seu desenvolvimento sustentável.

Entre os serviços estão: orientações sobre abertura e melhoria de empresas (MEI, ME e EPP); serviços do MEI; realização de palestras, oficinas e cursos para quem já tem ou deseja ter uma empresa

Outro importante serviço é a “Sala do Empreendedor”, um espaço destinado aos novos empreendedores que pretendem formalizar o seu negócio, sob a orientação do Escritório Regional do SEBRAE, a sala oferece orientação sobre processo de abertura de pessoa jurídica, obtenção de licenças de funcionamento, cumprimento de obrigações legais, entre outros serviços.

Uma ferramenta importante é o Programa de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Andradina (Prodesan) que oferece incentivos para atração, expansão e manutenção de investimentos na cidade abrangendo abertura de loteamentos, como o Parque Empresarial I e II, a instalação de novas empresas, concessão de serviços gratuitos e incentivos, redução de tributos e benefícios para o empreendedor individual.

 

Auxílio ao trabalhador

O Núcleo de Iniciação e Aperfeiçoamento Profissional (Niap), anexo ao CSU, oferece cursos de inclusão social e profissionalizantes como os tradicionais cursos de marcenaria, eletricista de alta-tensão e outros cursos recém-incorporados em sua grade como de operados de colhedora, corte e costura e informática.

 

Outra ferramenta é o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que tem por finalidade dedar acesso a diversos serviços ao cidadão: orientação para retirada da carteira de trabalho digital, entrada no pedido de seguro-desemprego e o balcão de empregos, além dos programas sociais e profissionalizantes ligados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

 

Univesp

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) é uma universidade pública do estado de São Paulo, destinada a oferecer cursos semipresenciais. É a primeira universidade pública virtual do Brasil.

O Governo de Andradina oferece os cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia, Engenharia da Computação, Letras, Bacharelado em Tecnologia da Informação (TI) e Ciência de Dados.


Compartilhe esta notícia!