Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

No próximo dia 25 a comunidade católica vai comemorar o Dia de São Cristóvão, protetor dos motoristas e viajantes. Para manter a tradição de realização da carreata de São Cristóvão, mesmo em período de pandemia, a Nova Rádio Andradina, emissora do SRC, que organiza o evento, promoveu mudanças. Este ano a carreata será realizada na sexta-feira, dia 24. A tradicional missa campal realizada no pátio do Posto Sertanejo será substituída por cerimônia com todos dentro dos veículos e depois as bênçãos.

Segundo o gerente comercial da Nova Rádio Andradina, Alessandro Reis, a concentração está prevista para começar às 18 horas, em frente ao cemitério. Alessandro Reis disse que o objetivo é dar condições às pessoas que atuam no comércio de participarem do ato religioso. “A saída deve ocorrer pouco depois das 19 horas, pois a missa está marcada para começar às 20 horas, no pátio do Posto Sertanejo, em Paranápolis”, Alessandro Reis.

A carreata, que deve sair após as 19 horas, seguirá pela Avenida Guanabara e depois acessará a Rodovia Marechal Rondon, seguindo até o trevo de Paranápolis. De lá retorna ao Posto Sertanejo, que fica na pista sentido São Paulo. No pátio do posto será celebrada a missa e em seguida será feita a bênção dos veículos, repetindo uma tradição de muitos anos. Todo o percurso é feito com acompanhamento da Polícia Militar Rodoviária.

 

São Cristóvão

O Dia de São Cristóvão coincide com o Dia do Motorista, justamente porque São Cristóvão é considerado o padroeiro dos caminhoneiros, taxistas, motoristas e viajantes em geral. Cristóvão é um nome que significa “o que leva Cristo” ou “aquele que carrega o Cristo”, e está intimamente ligado a história do santo.

Segundo consta, este era filho de um rei pagão que o dedicou ao deus Apolo e que se chamava Reprobus. Ele se tornou muito grande e forte (algumas versões dizem que se tornou um verdadeiro gigante) e decidiu que serviria apenas alguém muito forte, poderoso e corajoso.

Assim, ele encontrou um rei que achava ser muito poderoso, até ter conhecido Satanás, a quem começou a servir. Para Reprobus nenhum dos dois era corajoso o suficiente. Reprobus encontra mais tarde um eremita que o converte à fé cristã, embora este ainda não estivesse convencido que deveria jejuar e orar a Cristo.

Ele passava os dias ajudando pessoas a atravessarem um perigoso rio, até que um dia, ajudando uma criança a atravessar, notou que ela ia ficando cada vez mais pesada e ele sentiu como se o peso do mundo inteiro estivesse sobre os seus ombros. Do outro lado, a criança revelou ser o próprio Cristo, Criador do mundo. Daí ele passou a ser conhecido como Cristóvão, “o que carrega Cristo”.

Ordenado por Jesus a enfiar o seu bastão no chão do deserto, uma palmeira acabou nascendo naquele lugar – um milagre que fez com que muitas pessoas se convertessem ao cristianismo, mas que acabou na morte de São Cristóvão, decapitado pelo rei pagão que governava aquela região.

PARCEIROS

Neste evento, a Nova Rádio Andradina tem como parceiros o Posto Sertanejo, Oficina Cruzeiro, J. Diesel, Gráfica Ary Designer, Andraflora, Nikinho Tendas e Brinquedos e Ogata Rações.


Compartilhe esta notícia!