Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

Neste sábado, a cidade de Andradina comemora 83 anos. Para celebrar o aniversário da Terra do Rei Gado, a Alvorada Festiva passará por vários pontos do município a partir das 5h.

A Alvorada acontece deste a fundação do município, sendo o mais tradicional evento dos festejos. Seguindo regras de biossegurança, os músicos sobre a regência do Maestro Ricardo Cappi, o Cacá, começam a alvorada pelo Centro Cultural, depois Vila Botega, Parque São Gabriel, Santa Cecília, Vila Mineira, Viaduto (Presidente Vargas), Gasparelli, Pereira Jordão, Jardim Alvorada e enceram na Praça Moura Andrade.

Outra novidade é a celebração online da Missa de Aniversário, neste domingo (12) realizado pela Igreja Matriz São Sebastião a partir das 19h. O acesso é feito pelo Facebook Paróquia São Sebastião – http://www.facebook.com/pssbandradina.

Devido à pandemia do novo coronavírus foi inviabilizado o calendário festivo do município. Bon Odori, cavalgada, aeromodelismo, desfile cívico, entre outros eventos tradicionais, não podem ser realizados devido as regras de segurança.

 

A ORIGEM

A origem de Andradina foi idealizada em 1932,  por Antônio Joaquim de Moura Andrade, que conseguiu a construção de um novo ramal ferroviário, a Variante, entre as estações de Araçatuba e Três Lagoas, da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Às margens da Variante, foram criados vários povoados, que hoje são cidades. Antônio de Moura Andrade encomendou ao engenheiro Benelow & Benelow, a elaboração de um projeto para a urbanização da futura povoação.

 

FUNDAÇÃO DO POVOADO

Devidamente planejada, o povoado surgiu em 11 de julho de 1937, em terras da Fazenda Guanabara de propriedade de Moura Andrade. Nesta data chegou o primeiro trem de ferro da variante da Estrada de Ferro NOB, à nova povoação. O fazendeiro Moura Andrade, loteou em pequenos sítios, parte da Fazenda Guanabara, para os pioneiros recém-chegados, ao todo eram 6000 famílias sem exigir fiador ou entrada em dinheiro. Moura Andrade instalou luz elétrica movida a motor diesel. Quase todos  os comércios da nova povoação pertencia a ele no início, inclusive um Banco. Atraiu muitos comerciantes para a nova povoação vendendo a preços baixos os lotes urbanos. Com bom marketing, Moura Andrade atraiu muitos compradores para os sítios.


Compartilhe esta notícia!