Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ANDRADINA

A prefeitura de Andradina está aproveitando o período com menor incidência de chuvas para melhorar a qualidade das estradas rurais do município. Os locais que ligam quatro assentamentos com a área urbana estão passando por processo conhecido como moledamento, que consiste na colocação de pedras na estrada para evitar que, no período de chuvas, o barro atrapalhe a passagem dos veículos, principalmente os que fazem transporte de estudantes e os que realizam o escoamento da produção.

Todo o trabalho está sendo acompanhando pelo vereador Joaquim Justino da Silva (PSDB), o popular Joaquinzão. O parlamentar, que é coordenador de assentamento, e está próximo ao fim de seu segundo mandato no legislativo andradinense, afirmou demonstrar uma preocupação grande com a qualidade das estradas rurais.

De acordo com Joaquinzão, neste momento os locais estão transitáveis, mas o foco mesmo é evitar que as possíveis chuvas transformem as estradas em um verdadeiro lamaçal. “Ultimamente as estradas estavam até boas, estava transitável, mas o trabalho está sendo feito nas partes mais críticas, como por exemplo na parte de barro, que na época da chuva, os carros não conseguem transitar, ônibus escolar não consegue levar as crianças para as aulas, os caminhões que escoam a produção para os assentados não conseguem chegar até os tanques de leite. Então é nos pontos críticos que está sendo feito esse trabalho agora de moledamento, para na época da chuvarada facilitar o transporte escolar e do escoamento de produção”, afirmou o parlamentar em entrevista ao SRC.

Segundo o vereador, o trabalho de conservação das estradas começou há cerca de um mês e está sendo realizado graças a uma verba que foi conseguida junto ao Incra, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. “É um recurso que conseguimos com o Incra, ficamos 5 anos praticamente correndo atrás deste recurso, foi liberado dia 19 de dezembro, o dinheiro caiu na conta do convênio da Caixa Econômica Federal, e esse trabalho está sendo feito e será feito nos quatro assentamentos. Timboré, Josué de Castro, Belo Monte e Arizona”, completou.

De acordo com o vereador Joaquinzão, quando ainda não era vereador foi assinado um convênio com uma empresa terceirizada que cobrou R$ 100 mil pelo trabalho e não o realizou direito. Segundo o parlamentar, ao invés de pedras, a empresa realizou o moledamento com terra, fazendo com que todo o valor gasto fosse em vão.

Agora, porém, o trabalho está sendo feito de forma mais eficiente e para garantir a qualidade do serviço, o vereador segue acompanhando diariamente os trabalhos. “Iniciei no primeiro dia de trabalho, e hoje já passa de 30 dias, e o vereador Joaquinzão acompanha o dia todo. 8 da manhã já estou no local de trabalho acompanhando a equipe da prefeitura, e a equipe da pedreira trazendo os equipamentos para fazer os trabalhos”, afirmou.

Paranápolis

O parlamentar também comentou sobre a regularização fundiária do núcleo urbano de Paranápolis, que foi acertada entre a prefeitura de Andradina e o Itesp, o Instituto de Terras do Estado de São Paulo.

De acordo com Joaquinzão, faltam apenas detalhes burocráticos para que tudo seja acertado. “Essa regularização de Paranápolis está praticamente concretizada, deve mandar para cartório para poder fazer o título. Isso é um trabalho da época do prefeito Jamil Ono e eu já vereador na época também, fui até o Itesp falar com o coordenador na época, Marco Pilla, eu fazia parte do conselho também, e na reunião com o Marco Pilla conseguimos a liberação para fazer a titulação de Planalto e Paranápolis. Planalto já foi concluído e entregue todos os títulos e agora, graças a Deus, está chegando a hora de entregar os títulos do patrimônio de Paranápolis”, completou.

Já foram feitos todos os registros e matrículas de áreas públicas, como a escola, o posto de saúde, o campo de futebol, além da matrícula das ruas. Paranápolis possui 11 quadras e cerca de 150 imóveis.

Candidatura

O vereador Joaquinzão afirmou na entrevista que pretende concorrer a um terceiro mandato como vereador em Andradina nas eleições deste ano.

O parlamentar avalia o seu trabalho como “excelente” e pede o apoio da população. “Acredito que eu venho fazendo um excelente trabalho como vereador, não só esse ano, como também na legislatura passada. Vamos estar aí de volta pleiteando mais uma candidatura para vereador na cidade de Andradina. (Colaborou Gustavo Trevisan)

 


Compartilhe esta notícia!