Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

Entre todas as ações desenvolvidas pelo Governo de Andradina no combate ao coronavírus, a Secretaria de Meio Ambiente voltou a realizar na madrugada desta sexta-feira (15), a dedetização das ruas do centro comercial da cidade.

Com um maior fluxo de pessoas diariamente, estimulado principalmente pelo movimento bancário, a área vem recebendo uma atenção especial neste trabalho.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Claudio Gotardo, o produto a base de cloro ativo tem potencial para matar o vírus e evitar que as pessoas o transporte nos calçados para dentro de suas casas ou locais de trabalho.

“Ressaltamos que esta dedetização é uma ação a mais do Governo de Andradina no combate ao novo coronavírus e que não substitui os demais cuidados que a população precisa tomar principalmente quando chegam em casa, que é a de não entrar com o calçado que chegou da rua, esterilizar embalagens, quando pedirem algo delivery nunca colocar na mesa onde se faz a alimentação e demais recomendações das autoridades sanitárias”, comentou Gotardo.

A dedetização aconteceu em todo o centro comercial e também nos acessos aos supermercados, farmácias e unidades de saúde como ao Centro de Atendimento Covid-19 aberto nesta semana pelo Governo de Andradina à rua Mato Grosso com a 13 de Maio, com atendimento 24 horas exclusivo às pessoas que apresentarem os sintomas da doença.

Em Andradina, também já é obrigatório o uso de máscara e a recomendação da Vigilância Sanitária é para as pessoas permanecerem dentro de casa sempre que puderem e sair apenas em caso de extrema necessidade.

Conforme o boletim epidemiológico, a cidade começou essa sexta-feira com 27 casos confirmados, quatro internados e dois óbitos pelo covid-19.

“Vamos fazer esse trabalho durante a madrugada já para não ter nenhuma pessoa caminhando. A proposta é utilizar uma solução a base de cloro ativo que elimina o vírus”, comentou.

“Iremos trabalhar em locais como a avenida Guanabara, o centro comercial onde há uma concentração de agências bancárias e farmácias e locais de uso comum como a avenida Bandeirantes próximo do estádio e a caminho do UPA24h”, completou.

Gotardo reforça ainda que esta ação não elimina nenhum dos outros cuidados elencados pela Secretaria de Saúde que cada pessoa precisa tomar para prevenir o contágio do coronavírus.

 

Cuidados pessoais

Evitar sair de casa e estar em meio a aglomerações de pessoas é o primeiro passo. Higienizar as mãos com álcool e sabão ou álcool em gel, cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir, manter os ambientes ventilados e não compartilhar objetos de uso pessoal.

 

Chegar em casa

O protocolo recomenda e não tocar em nada antes de se higienizar. Tirar os sapatos do lado de fora. Ao tirar a roupa colocar em uma sacola plástica para não misturar com as demais do cesto, deixar bolsa, carteira e chaves também em uma caixa isolada tomar banho, limpar óculos e celular com água e sabão ou álcool assim também com embalagens que trouxe de fora. Ao passear com seu animal de estimação também recomenda-se desinfetar as patas do animal.

 

Sintomas

A busca por ajuda vai depender dos sintomas. A dica é que em caso de coriza permanecer em casa e se estiver com febre ficar em alerta. Caso a coriza e a febre venham acompanhadas por tosse a indicação é procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa. O serviço de emergência como a UPA24h, em Andradina, só deve ser procurado se junto com todos os outros sintomas a pessoa estiver com dificuldade para respirar.


Compartilhe esta notícia!