Home Cidades Andradina Dobra o volume de chuva, mas reservatórios mantêm nível do ano passado

Dobra o volume de chuva, mas reservatórios mantêm nível do ano passado

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – Araçatuba

Em Araçatuba, como em várias outras cidades da região Sudeste do país, o volume de chuva nos dois primeiros meses do ano dobrou em relação ao ano passado. No entanto, este volume de água não reflete no nível dos reservatórios de usinas hidrelétricas existentes na região. Mesmo com o aumento no volume de chuvas, o nível dos reservatórios permanece igual do mesmo período do ano passado.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) gerencia os reservatórios para garantir a geração do Sistema Integrado Nacional(SIN). Com esse gerenciamento, não há enchentes e fica garantida a geração de energia elétrica em períodos de estiagem.
Nos dois primeiros meses de 2019, em Araçatuba choveu apenas 204,3 milímetros. No mesmo período este ano, choveu 409,7 milímetros. Aumento superior a 100%. No ano passado, em 58 dias, choveu em apenas 20, enquanto em 2020, foram 33 dias com chuva, sendo que em cinco dias houve precipitação acima de 40 milímetros. O dia que mais choveu Foi 21 de fevereiro, com 68 milímetros. Já no ano passado foi apenas um dia com mais de 40 milímetros de chuva, exatamente 68 mm no dia 20 de fevereiro.
Devido ao aumento do volume de chuvas, várias cidades estão enfrentando sérios problemas, como pontes e estradas danificadas. Andradina, por exemplo, nos 58 dias do ano passado choveu apenas 150,4 milímetros e este ano superou 350 mm. Em apenas um dia choveu 125 milímetros. Com isso, a cidade enfrentou vários problemas. Outros municípios da região ainda enfrentam problemas devido ao elevado volume de chuva.

RESERVATÓRIOS
Ao contrário do que possa imaginar, o elevado volume de chuva não tem refletido no nível dos reservatórios da região. Estão sendo mantidos os mesmos volumes úteis deste período de 2019. Levantamento feito pela reportagem junto ao Operador Nacional do Sistema indica que no dia 27 de fevereiro o reservatório da Usina de Solteira (Rio Paraná), a maior da região, está com volume útil der 69,05%. No Rio Tietê são três usinas na região. O reservatório da Usina de Promissão estava com 82,75% de volume útil, Nova Avanhandava 86,84% e Três Irmãos 68,58%. No mesmo dia no ano passado, Ilha Solteira estava com 69,88%, Promissão com 53,82%, Nova Avanhandava com 90,48% e Três Irmãos 68,37%.
O Operador Nacional do Sistema controla a vazão das usinas como forma de equilibrar os reservatórios e assim garantir volume de água necessário para a geração. Somente em casos extremos, como ocorreu em 2014, foi impossível o gerenciamento e várias reservatórios ficaram muito abaixo, com geração comprometida.


Compartilhe esta notícia!