ANTÔNIO CRISPIM – ANDRADINA

Na sexta-feira (18) o meio político de Andradina foi surpreendido com a informação da queda do secretário de Desenvolvimento Agrário, professor Fernando Magno. A informação não foi confirmada oficialmente, mas a reportagem apurou que Magno vai ser nomeado para cargo junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, cuja titular é Jane Martins. A fonte revelou que ele não será secretário. Fernando Magno foi procurado, mas não foi possível contato.
As mudanças no secretariado nos governos de Jamil Ono e Tamiko Inoue são comuns. O que chamou a atenção com a possível saída de Fernando Magno foi o fato de que ele vem desenvolvendo um trabalho de base, que visa o fortalecimento dos produtores a partir da comercialização, um dos principais problemas enfrentados pela agricultura familiar.
Duas ações de Fernando Magno na secretaria ficaram marcadas. A primeira, a aproximação entre comerciantes do setor de alimentação e pequenos produtores. A ideia é levar os comerciantes (donos de mercados, quitandas e restaurantes) a pontar suas necessidades para que os produtores possam fazer o cultivo. O trabalho foi denominado de Sistema de Produção e Comercialização Agrária de Andradina. A segunda ação, igualmente positiva, foi a criação da Feira do Produtor, todas as segundas-feiras na Central de Distribuição de Alimentos (no Conjunto Álvaro Gasparelli). A feira tem atraído expressivo número de clientes, tanto de consumidores diretores (para residências), como pequenos estabelecimentos e restaurantes.
Com boas ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, a saída de Fernando Magno pode comprometer este trabalho. Uma fonte ouvida pela reportagem e que pediu para não ter o nome revelado, disse que possivelmente a saíde de Fernando Magno tem a ver com a sua exposição.
“Ele é um secretário dinâmico, que aparece muito e sabe capitalizar as ações politicamente. Isso contraria muitos interesses, principalmente de vereadores que vêem nele um forte concorrente. Na rota de colisão, muitas vezes convêm ao grupo tirar a visibilidade de alguém para acomodar situações”, disse a fonte.
No site da Prefeitura o nome de Fernando Magno ainda aparece como Secretário de Desenvolvimento Agrário. As mudanças, conforme foi apurado, podem ser oficializadas neste início de semana.

A6 Feira do produtor.jpg

 

Mostrar mais
Carregar mais em Andradina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Secretaria desenvolve produto natural para auxiliar no combate a carrapatos

DA REDAÇÃO – SÃO PAULO Um produto natural com capacidade para combater os carrapatos…