Compartilhe esta notícia!

ANTÔNIO CRISPIM – ANDRADINA

Na sexta-feira (18) o meio político de Andradina foi surpreendido com a informação da queda do secretário de Desenvolvimento Agrário, professor Fernando Magno. A informação não foi confirmada oficialmente, mas a reportagem apurou que Magno vai ser nomeado para cargo junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, cuja titular é Jane Martins. A fonte revelou que ele não será secretário. Fernando Magno foi procurado, mas não foi possível contato.
As mudanças no secretariado nos governos de Jamil Ono e Tamiko Inoue são comuns. O que chamou a atenção com a possível saída de Fernando Magno foi o fato de que ele vem desenvolvendo um trabalho de base, que visa o fortalecimento dos produtores a partir da comercialização, um dos principais problemas enfrentados pela agricultura familiar.
Duas ações de Fernando Magno na secretaria ficaram marcadas. A primeira, a aproximação entre comerciantes do setor de alimentação e pequenos produtores. A ideia é levar os comerciantes (donos de mercados, quitandas e restaurantes) a pontar suas necessidades para que os produtores possam fazer o cultivo. O trabalho foi denominado de Sistema de Produção e Comercialização Agrária de Andradina. A segunda ação, igualmente positiva, foi a criação da Feira do Produtor, todas as segundas-feiras na Central de Distribuição de Alimentos (no Conjunto Álvaro Gasparelli). A feira tem atraído expressivo número de clientes, tanto de consumidores diretores (para residências), como pequenos estabelecimentos e restaurantes.
Com boas ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, a saída de Fernando Magno pode comprometer este trabalho. Uma fonte ouvida pela reportagem e que pediu para não ter o nome revelado, disse que possivelmente a saíde de Fernando Magno tem a ver com a sua exposição.
“Ele é um secretário dinâmico, que aparece muito e sabe capitalizar as ações politicamente. Isso contraria muitos interesses, principalmente de vereadores que vêem nele um forte concorrente. Na rota de colisão, muitas vezes convêm ao grupo tirar a visibilidade de alguém para acomodar situações”, disse a fonte.
No site da Prefeitura o nome de Fernando Magno ainda aparece como Secretário de Desenvolvimento Agrário. As mudanças, conforme foi apurado, podem ser oficializadas neste início de semana.

A6 Feira do produtor.jpg

 


Compartilhe esta notícia!