AndradinaCidades

Caminhada pela vida e palestras promovem conscientização no Setembro Amarelo

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

A Secretaria de Saúde e Higiene Pública de Andradina realizou a 3ª Caminhada pela Vida em alusão a campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, na manhã desta quarta-feira (18). A saída aconteceu da Praça Antônio Joaquim de Moura Andrade se seguiu até a Igreja Nossa Senhora das Graças.
O evento contou com a presença de vários secretários municipais e também do governador do Rotary Internacional, Antonio Caballera e representantes da entidade, do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além de alunos da Emef “Anna Maria Marinho Nunes”, e 50 atiradores do Tiro de Guerra 02/007, entre outras autoridades.
As atividades foram iniciadas com dois bate-papos, na segunda e terça-feira, com a temática “O que é suicídio? E qual a relação do suicídio com a saúde mental? Explorando todas as questões referentes aos mesmos”, direcionado pela Dra. Fernanda Ramos Serizawa.
As palestras foram realizadas no CAPS I. O tema abordado esclareceu sobre o que é suicídio, quais as causas do problema e a importância de estar atento ao sofrimento do outro. Além disso, foi debatido sobre a relevância de trabalhar a saúde mental, não só nessa época, mas sim durante o ano todo.
A semana encerra com mais duas palestras. Com o tema “Todos Pela Vida”, na quinta-feira (19), os convidados são Dr. Marcelo Zampelo, Dr. Júlio Galbes e Pr. Jetro Paiva. Já na sexta-feira (20), os palestrantes serão Dr. Thallew Caldato, Bianca Gomes e Caroline Esteves. Ambas serão realizadas na Praça CEU das Artes, às 13h30.
O Setembro Amarelo foi instituído com o propósito de prevenir e reduzir o número de suicídios no país, além de alertar a população sobre esse problema. O dia 10 desse mês é celebrado oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano, intensificando-se durante setembro.

 

Comment here