ANTÔNIO CRISPIM – PEREIRA BARRETO

A cidade de Pereira Barreto é uma das poucas do Brasil planejada e colonizada por imigrantes japoneses. A região noroeste de São Paulo tem várias outras cidades com efetiva presença nipônica, como Lins e Mirandópolis. Se os imigrantes japoneses foram para determinadas cidades, os sírios, libaneses, turcos e armênios se espalharam por toda a região noroeste. Onde havia uma família de origem árabe, logo chegavam outros patrícios, principalmente para atuação no comércio. Com a família Zaher, presente em Araçatuba e Pereira Barreto, não foi diferente. A trajetória de dois filhos desta família – Mohamed (Mamed) e Chaim Zaher – foi reconhecida pela Câmara, que na sexta-feira entregou o título de Cidadão Pereira-barretense. Foi uma noite nostálgica e de muita emoção. A sessão reuniu autoridades de toda a região.
Chaim, nascido em Beirute, no Líbano, é hoje um empresário de renome internacional na área educacional. Reverenciado por onde passa pelo seu espírito empreendedor e hábil negociador. Alvo de muitas homenagens em todo o país, Chaim emocionou-se pela reconhecimento ao irmão Mamed. “Ele teve muitas oportunidade para deixar Pereira Barreto, mas optou por ficar aqui”, disse Chaim, lembrando o período em que morou na cidade e citou o nome de alguns colegas de infância. O empresário anunciou também a construção de uma galeria – a Galeria Família Zaher-, marcando o nome na história do município.

HOMENAGEM
A homenagem a Mamed Zaher foi proposta pelo vereador João Thereza, que em quatro mandatos na Câmara, apresentou apenas dois projetos de homenagens, por entender que devem ser reverenciadas as pessoas que realmente dedicam-se ao município.
Mamed adotou definitivamente Pereira Barreto como a sua cidade. Sua primeira loja foi a Pantera Modas que se localizava na antiga Rua Pernambuco, atualmente Rua Ary Dornellas Carneiro. Casou-se com Lucinda Tereza Zaher, estão juntos há quarenta e cinco anos, sete de namoro e trinta e oito de casados. Desta união nasceu um casal: Michele Mohamed e Samir Zeinebdine Zaher. Samir formado em Gastronomia reside atualmente na França. Já Michele formou-se em Farmácia, mas optou em dar prosseguimento a tradicional loja da família “Mamed Modas”, com 37 anos de existência. Michele é casada com Reneu Perazza e mãe de duas filhas Jaqueline e Livia. Desde que adotou Pereira Barreto como sua morada, Mamed passou a se fazer presente em vários seguimentos sociais da cidade.
A homenagem a Chaim Zaher foi proposta pelo vereador Francisco Leite, o Chico Barbeiro. Veio para o Brasil ainda muito criança, residindo em Araçatuba. Com a família, transferiu residência para Pereira Barreto, mas retornou poucos anos depois para Araçatuba, dando início a uma trajetória de sucesso no mundo dos negócios. Casou-se com Adriana Baptiston Cefali Zaher com quem tem quatro filhas Thalita, Thamila, Thiciana e Thiara e tem 5 netos.
A trajetória profissional do empresário Chaim Zaher, presidente do Grupo SEB, começa ainda na sua infância com a chegada da família, vinda do Líbano para Pereira Barreto, onde cursou o colégio estadual, participou do grêmio estudantil e após cursou pedagogia nas Faculdades Integradas Urubupungá. Depois se mudou para Araçatuba, mas retornava constantemente para a casa da família nos feriados e período de férias quando frequentava o CAP – Clube Atlético de Pereira Barreto e a ACEP – Associação Cultural Esportiva de Pereira Barreto. Chaim também é graduado em Direito pelas Faculdades Toledo de Araçatuba. Empreendedor desde cedo, atuou em diversas atividades até que ingressou no mercado de educação trabalhando em um pequeno curso pré-vestibular, onde atuou de bedel a vendedor de matrículas, de porta em porta. Prosperou e, quando entendeu que ali estava sua paixão, alçou novos voôs. Hoje é um dos empresários mais respeitados do país na área educacional, como projetos inovadores.

A7 HOMENAGEM CHAIM E MAMED.jpg

Mostrar mais
Carregar mais em Andradina

Veja também

Novos semáforos e faixas de pedestre garantem maior segurança no trânsito

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS As ações de melhoria no trânsito já podem ser vistas em Trê…