Andradina

Com aprovação de Enfermagem, Andradina confirma cinco novas faculdades nas Firb

Quando assumiu a gestão das Faculdades Integradas Rui Barbosa, de Andradina, em abril de 2018, o reitor da Universidade Brasil, Fernando Costa, disse que a sua meta era transformar Andradina em centro universitário regional. Na oportunidade citou que iria buscar novos cursos. Posteriormente, citou o pedido para cinco novas faculdades. Menos de um ano depois, a Comissão de Avaliação do Ministério da Educação já aprovou cinco cursos: Biomedicina (outubro), Direito e Odontologia (dezembro), Psicologia (fevereiro) e Enfermagem (março). Agora falta apenas o ministério publicar portaria com aprovação dos cursos para as Faculdades Integradas Rui Barbosa fazerem o vestibular. Para o reitor Fernando Costa, a aprovação dos cinco cursos e com boas avaliações, mostra a credibilidade da Universidade Brasil junto ao Ministério da Educação.
Segundo o diretor-geral das Faculdades Integradas Rui Barbosa, Murilo Mendes de Angelo, dos cinco cursos aprovados, o de Biomedicina é o único com quatro anos de duração. Os demais são cinco anos. Todos os cursos vão oferecer 120 vagas cada.
Para o diretor Murilo Mendes, falta apenas a publicação da portaria do ministro do Educação com o relatório da Comissão de Avaliação, o que representa a criação da faculdade. “Geralmente após a divulgação do resultado, demora até sete meses para publicação”, disse Murilo. Com isso, a expectativa da direção das Faculdades Integradas Rui Barbosa e da Universidade Brasil é de que os cursos aprovados no ano passado – Biomedicina, Direito e Odontologia – possam ser instalados no segundo semestre de 2019, com vestibular no meio do ano. Já os cursos de Psicologia e Enfermagem, aprovados em 2019, devem ser instalados mesmo em 2020. “Os cursos podem funcionar tão logo sejam publicadas as portarias”, disse Murilo Mendes.

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO
Os pedidos de criação de novas faculdades são um processo bastante complexo. A instituição interessada deve apresentar um projeto bastante minucioso, mostrando a viabilidade do referido curso. Foi exatamente que as Firb fizeram em meados do ano passando, avançando na proposta do retor Fernando Costa, com a participação de Murilo Mendes e de Flávio Antônio Moreira.
A visita da Comissão de Avaliação – especialistas designados pelo Ministério da Educação – é um dos principais atos de todo o processo. A comissão avalia estrutura, corpo docente, biblioteca, laboratórios e proposta pedagógica. O curso de Biomedicina, o primeiro aprovado, recebeu nota 3 da comissão. Já o Direito e Enfermagem receberam nota 4. O curso de psicologia recebeu nota 4,41 e Odontologia recebeu nota 4,45.

OUTROS CURSOS
Atualmente as Faculdades Integradas Rui Barbosa tem os cursos de Engenharia (Elétrica, Produção, Civil e Mecânica), Pedagogia, Letras, Administração e Ciências Contábeis.

UNIVERSIDADE BRASIL
Com unidades em vários estados e presente em diversas cidades das regiões de Araçatuba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Fernandes, a Universidade Brasil chegou a Andradina em abril, ao assumir a histórica instituição Faculdades Integradas Rui Barbosa.

COMPROMISSO
Ao chegar a Andradina, o reitor Fernando Costa deixou claro às autoridades que iria empenhar-se para instalar novos cursos.
“Eu firmei um compromisso com a cidade de investir na educação. Não estou vindo para ganhar dinheiro, se fosse por isso eu poderia estar morando fora do Brasil com minha família, mas estou aqui trabalhando porque acredito que tenho como contribuir pra melhoria da educação do meu país”, afirmou o reitor Fernando Costa, em entrevista ao SRC quando anunciou que a comissão havia aprovado o curso de biomedicina.
Com a aprovação dos cinco cursos solicitados, o reitor Fernando Costa reafirmou o seu compromisso com a cidade.

ESTRUTURA
Além dos investimentos que estão sendo feitos na área pedagógica, com aprovação dos novos cursos, as Faculdades Integradas Rui Barbosa estão investindo na estrutura física. “Todas as salas de aula foram climatizadas”, disse Murilo Mendes, reforçando que nesta semana estão sendo instalados e equipamentos para climatização da biblioteca.

ANTÔNIO CRISPIM
Araçatuba

Comment here