Andradina

Escola está aberta, mas não tem alunos, explica secretária

A Escola Romeu Martins, em Planalto, não está fechada. A afirmação é da secretária municipal da Educação, Lucilene Novais dos Santos. A escola está aberta, mas não está funcionando. Uma funcionária é mantida no local e havendo demanda, as salas de aula voltarão a funcionar, conforme revelou a secretária à reportagem do SRC. Lucilene negou outras queixas de moradores, como falta de material de limpeza. Sobre os computadores, disse que faziam parte de um programa do governo federal, mas que foram retirados durante reforma da escola e acabaram sucateados pelo próprio tempo. Nos últimos anos a escola recebeu investimentos, como cobertura da quadra e mais recentemente, o investimento quase R$ 400 mil. Agora não tem aluno.
A secretária explicou que no final do ano passado os pais foram informados do funcionamento de apenas duas salas, uma de educação infantil e outra do ensino fundamental multiseriada, com 12 crianças do primeiro ao quinto ano estudando na mesma sala. De acordo com a secretária, os pais tinham o direito de matricular os filhos em outras escolas. Foi o que fizeram. Assim, a escola Romeu Martins ficou sem matrícula. ” O próprio sistema, com o número zerado de criança, fecha a sala”, disse a secretária. “Este ano, até agora, não temos criança que configure abertura de sala”, acrescentou.
Quanto ao transporte dos alunos, a secretária afirmou há convênio para transporte dos alunos da rede estadual. Os alunos da rede municipal aproveitam o mesmo transporte.
Sobre a escola, Lucilene Novais disse que está em plenas condições de funcionamento devido aos investimentos feitos e que está à disposição da comunidade e da Secretaria de Assistência Social para desenvolvimento de Projetos. Além, disso, a secretaria planeja instalar uma sala de EJA (Educação de Jovens e Adultos), mas vai depender da demanda.

DA REDAÇÃO
Andradina

Comment here