Andradina

Secretaria Municipal e Rotary levam serviços de saúde ao Santa Cecília

A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Andradina em parceria com o Rotary Clube Urubupungá, a Casa da Amizade e profissionais da área da saúde desenvolverá neste sábado (24), a primeira edição do projeto “Tô no Bairro”. O evento começa a partir das 8 horas na UBS “Dr. Mário Roberto de Lima Marinho”, no Bairro Santa Cecília.
Visando a promoção a saúde e prevenção de doenças, a população do bairro contará gratuitamente com atendimento médico e odontológico. Também serão feitas ações educativas, momentos de beleza e brinquedos para as crianças.
Stands serão montados para os atendimentos aos morados do bairro durante toda a manhã.
Na área da saúde, o Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF), estará presente distribuindo folhetos e orientando sobre prevenções de doenças como Hanseníase e Tuberculose, além de orientações nutricionais com a realização do cálculo do IMC.
O evento também contará com a participação da Dra. Lilian de Carvalho Santana, para falar sobre os cuidados com a saúde bucal e a Dra. Maíra Guimarães sobre o tabagismo.
As orientações continuam no stand do CTA com informações sobre doenças sexualmente transmissivas, distribuição de preservativos e a realização de testes rápidos de HIV, Hepatite B, C e Sífilis com a enfermeira Eliana Serafim.
Exames preventivos e das mamas também poderão ser feitos no local com a enfermeira Carla Back, carteirinhas de vacinação também serão conferidas com a auxiliar de enfermagem Márcia Cristina Galerani e aferição de pressão arterial e teste de glicemia também poderão ser realizados no stand do ESF Vermelho.
O projeto ainda conta com a exposição de artesanatos feitos pelos usuários dos CAPS e orientações de dúvidas sobre o tratamento realizado.
O Corpo de Bombeiros estará no local para orientar sobre prevenção a acidentes e o ESF Vermelho com apoio da Casa da Amizade receberá doações de medicamentos feitas pela comunidade.
A Carisma Calçados também estará presente com um stand com demonstrações e orientações de sapatos à pés diabéticos.
Ações educativas serão realizadas através da formação e orientação de grupos com a Sra. Neiva e Eloá. E momentos de beleza serão ofertados de forma gratuita para a população.
As secretarias municipais também terão stands montados no evento para a retirada de dúvidas de prevenção a álcool e drogas; controle de endemias com orientações sobre dengue, leishmaniose e escorpiões. Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente informarão sobre os pontos de coleta seletiva e descarte de óleo de cozinha e produtos eletrônicos, além da Secretaria de Cultura com a apresentação de danças e oficinas de pintura.
As atrações para o público infantil como brinquedos serão oferecidos pelo Rotaract Club e a Casa da Amizade.

DA REDAÇÃO
Andradina

 

Comment here