DOSES - Secretário de saúde, João Leme, alertou população para tomar a segunda dose contra a covid-19

Andradina vai começar vacinação de pessoas acima de 18 anos com comorbidades

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Andradina vai começar a vacinar as pessoas com comorbidades acima dos 18 anos a partir da próxima segunda-feira (7). A informação foi passada pelo secretário de saúde do município, Dr. João Leme, em entrevista concedida ao SRC. Haverá apenas um ponto de vacinação a partir da próxima semana, no Rotary. Hoje, feriado de Corpus Christi, amanhã, sábado e domingo, não acontecerá vacinação.

Em sua fala ao SRC, João Leme afirmou que, devido ao avanço da vacinação em Andradina, já será possível iniciar a vacinação de pessoas de 18 anos que possuam comorbidades.

“Nesta quinta, sexta, sábado e domingo, não haverá drive, não haverá vacinação. A vacinação vai ser retomada na segunda-feira com uma novidade, 60 anos sem comorbidades e 18 anos com comorbidades e em um único ponto. Esse ponto é novo, fica na rua Paes Leme 1.848, no Rotary. Logo abaixo do fórum. 18 ou mais com a declaração de comorbidade”, explicando que não serão mais utilizadas os pontos da Vila Mineira e bairro Benfica, utilizados até ontem para vacinação de pessoas com 30 anos ou mais com comorbidades.

De acordo com o secretário municipal de saúde de Andradina, pelo fato de a vacinação estão bem avançada, não é mais necessário ter mais de um local de vacinação. O titular da pasta afirma que, em caso de necessidade, o município pode voltar a atender à população em outros locais.

“Os outros postos foram realocados porque nós avançamos muito na vacina, então nós agora trocamos o local, não vimos a necessidade de ter dois ou três postos, hoje nós estamos com um lugar que é o Rotary, que é mais aconchegante, mais adequado. Em um futuro próximo, se necessário, a gente vai ter mais postos. Um único posto atende a nossa demanda atual”, explicou.

Até aqui, Andradina vacinou 16.035 pessoas com a primeira dose e 9.485 com a segunda dose. A cobertura da primeira dose está em 28% da população total, enquanto na segunda é de cerca de 16%.

Apelo à população por segunda dose

Apesar do avanço na vacinação no município, com mais de 16 mil pessoas com pelo menos uma das doses dos imunizantes contra a covid-19, o secretário se mostrou preocupado com as pessoas que não estão voltando ao local de vacinação para tomar a segunda dose da vacina.

Ele fez um apelo aos moradores que tomaram a primeira dose e que estão no período de vacinação com a segunda para que compareçam ao Rotary, a partir da próxima semana.

“Nós temos uma dificuldade muito grande com a segunda dose. Se você não tiver a segunda dose, você não está imunizado, então eu faço um apelo para quem não tomou a segunda dose, mesmo que atrasado está valendo. Ela garante a completa imunização”, fez o apelo. “A nossa população alvo é 44 mil habitantes acima de 18 anos. Temos que vacinar segundo o estudo de Serrana 76%, nós não conseguimos vacinar mais do que um terço da população-alvo. Precisamos mais duas vezes aquilo que nós vacinamos em primeira e segunda dose”, completou João Leme sobre este assunto.

A vacinação contra a covid-19 ocorrerá das 8h às 14h no Rotary, na rua Paes Leme, 1.848.

Cuidados no feriado prolongado

Andradina está em ponto facultativo nesta quinta-feira (3) pelo dia de Corpus Christi e muitos moradores vão aproveitar também a sexta, o sábado e o domingo para passar uns dias de folga antes de voltar à rotina.

O secretário João Leme pede cuidado à população e para que evitem aglomerações, principalmente nas reuniões familiares.

“No feriado nós temos um problema, porque são os encontros familiares, as aglomerações de amigos, as festas, o churrasco, ali que mora o perigo. O vírus comparece, atua, não é convidado, mas está lá”, explicou. “Esse feriado preocupa porque, embora a nossa cidade esteja indo muito bem com a vacinação, nós estamos em um país que está capengando muito na vacina, então nós estamos muito adiante, mas em um cenário que não está legal”, completou.

Vacina contra a gripe

O secretário de saúde também lembrou que a campanha de vacinação contra a gripe segue. As vacinas estão sendo aplicadas em todas as UBSs, com exceção da UBS 3.

Até o dia 8 de junho, a segunda fase da campanha está vacinando professores e idosos acima de 60 anos. Também podem se vacinar crianças acima de 6 meses e abaixo de 6 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.

A vacina contra o vírus Influenza está disponível de segunda à sexta das 8h às 16h. (Com informações da FM Cidade de Andradina)

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Balconista é preso com 85 tijolos de maconha

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA O balconista G.G.S, 38 anos, residente em Goiânia (GO), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *