FUNCIONANDO - Rua Paes Leme manteve movimento normal de comércio e clientes na manhã deste sábado

Andradina mantém comércio aberto mesmo na fase vermelha

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ANDRADINA

Apesar da fase vermelha, que está vigorando em todo o estado de São Paulo, Andradina vai manter o seu comércio aberto durante os 14 dias em que vai vigorar as restrições impostas pelo governo estadual.

Neste sábado, a reportagem do SRC esteve na rua Paes Leme, a principal do comércio de Andradina, e observou que o movimento de veículos e de pessoas era normal, inclusive com poucos espaços para estacionamento como de costume.

Nenhum decreto de atualização foi publicado pela prefeitura de Andradina, sendo que segue valendo no município as normas que foram divulgadas no Diário Oficial no último dia 5 de fevereiro, que permite o funcionamento do comércio de rua das 9h às 18h de segunda à sexta-feira, além de manter o funcionamento também aos sábado, domingos e feriados, das 9h às 12h.

Restaurantes, lanchonetes e similares, podem atender com até 40% de sua capacidade. No decreto publicado no início do mês passado, a norma era para que os estabelecimentos ficassem abertos até 23h, o que segue em vigor, já que não houve atualização pelo município. Já os bares devem encerrar o atendimento presencial às 20h.

O decreto também permite o funcionamento do shopping até às 22h durante os dias da semana e até às 23h aos finais de semana, com o cinema do local podendo ficar aberto até 22h.

O texto mantém horários de trabalho e restrições compatíveis com a fase amarela, a qual Andradina estava, junto com toda a região, até a última sexta-feira, além de ignorar o novo horário do “toque de restrição” no estado, que é a partir das 20h.

De acordo com o secretário de governo da prefeitura, Ernesto Júnior, apesar de o comércio estar autorizado a continuar funcionando, a fiscalização será mais rigorosa durante este período.

Locais como agências bancárias, academias, salões de beleza, clubes sociais, terão o efetivo de fiscalização dobrado.    A intenção é evitar aglomerações e manter, ao mesmo tempo, o comércio aberto, para não prejudicar os comerciantes e trabalhadores do setor.

Ernesto Júnior afirma que recebeu pedidos de entidades ligadas ao comércio para que não paralisassem o atendimento. O secretário diz que espera o apoio da população durante este período, mantendo o distanciamento social e as medidas exigidas para evitar o contágio pela covid-19.

A prefeitura de Andradina não atualizou nesta semana os dados sobre a covid-19 no município. De acordo com a última atualização, ocorrida em 26 de fevereiro, são 3.281 casos e 108 óbitos em decorrência da doença.

Segundo a última atualização da Santa Casa de Andradina, 15 pessoas estão internadas no local, sendo 7 delas na UTI, ocupando 70% da unidade de terapia intensiva do local. O hospital é referência no atendimento para Andradina e as cidades da região como Castilho, Nova Independência e Murutinga do Sul.

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Região de Araçatuba recebe cerca de 20 mil doses de vacinas contra a covid-19

Compartilhe esta notícia!No final da tarde desta quarta-feira (7), o Departamento Regional de Saúde de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *