Home Cidades IPEM-SP fiscaliza três distribuidoras de gás de cozinha em Araçatuba

IPEM-SP fiscaliza três distribuidoras de gás de cozinha em Araçatuba

3 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

No último dia do mês de setembro, o IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), vinculado à secretaria da Justiça do estado, realizou a operação GLP, com o objetivo de fiscalizar depósitos de gás de cozinha em várias cidades do estado de São Paulo, dentre elas Araçatuba.

Foram fiscalizados 25 estabelecimentos entre envasadoras e distribuidoras de 13 cidades, sendo que foram encontrados erros em três delas. Ao todo, 410 botijões de gás de cozinha foram verificados e 28 deles foram reprovados, o que representa 7% do total.

Um dos botijões que foi reprovado estava em Araçatuba. Uma distribuidora da cidade tinha um botijão com 522 gramas a menos em relação ao peso de 13kg. Outros 5 produtos não possuíam tara ou ela estava ilegível. Na tara são encontradas as informações sobre o peso e data de fabricação e validade do produto. Em Araçatuba, três estabelecimentos foram fiscalizados nos bairros Aviação, Santana e São João.

Já em São Carlos, que fica no noroeste do estado, um botijão estava com 622 gramas a menos do que os 13kg preconizados. Em Jandira, foram encontrados vários botijões com tara ilegível ou inexistente.

Não foi encontrado nenhum indício de fraude nos produtos fiscalizados, segundo o IPEM-SP, o que significa que os erros ocorreram naturalmente na produção.

Outras cidades do estado também passaram por esta fiscalização. Foram elas: São José do Rio Preto, Bauru, Barueri, Dois Córregos, Ituverava, Santa Bárbara D´Oeste, Santo André, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo.

De acordo com a nota enviada pelo IPEM-SP, as empresas que foram autuadas terão 10 dias para apresentar defesa junto ao Instituto. Segundo lei federal, caso sejam punidas as empresas podem ser multadas em valores variados.

 


Compartilhe esta notícia!