Home Cidades Fornecimento de água volta ao normal em Pereira Barreto

Fornecimento de água volta ao normal em Pereira Barreto

6 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – PEREWIRAQ BARRETO

Durou apenas uma semana a divisão no racionamento de água feito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pereira Barreto. Na última segunda-feira, feriado de 12 de outubro, a autarquia responsável pelo abastecimento instalou uma segunda bomba no principal reservatório do município.

Com a instalação desta segunda bomba pelo SAAE, o nível do reservatório melhorou, não sendo mais necessária a racionalização do uso da água por parte dos moradores da cidade.

A medida de racionamento havia sido decida ainda no domingo, dia 4 de outubro, e foi colocada em prática na segunda-feira. Na ocasião o motivo divulgado era o baixo nível do reservatório, mas depois a autarquia revelou que o problema ocorrido na subestação de energia do município, que deixou a cidade por cerca de 2 horas e meia sem energia elétrica no começo de outubro, provocou problemas na captação de água do reservatório elevado.

Uma das bombas no reservatório deixou de funcionar e o consumo de água seguiu, abaixando consideravelmente o nível do reservatório, já prejudicado pela falta de chuvas. Com o nível baixo, uma só bomba não conseguia recompor o nível.

O SAAE realizou a instalação da segunda bomba no final de semana, propiciando que o reservatório elevado do município novamente ficasse cheio, possibilidade uma maior pressurização da água que chega às residências e prédios comerciais.

Divisão

O problema causou desabastecimento em muitos bairros da cidade, enquanto outros não sentiram o problema. Por conta disso, para que deixar equalizada a falta de água, ficou decidido em uma reunião entre representantes do SAAE e do município que houve um racionamento de água, dividindo o fornecimento entre norte e sul durante o dia.

Por uma semana, cada uma das zonas da cidade (norte e sul) teve o fornecimento de água interrompido entre 8 e 9 horas, como forma de racionar a utilização da água.

Entre os dias 5 e 11 de outubro, entre às 5h e às 13h houve fornecimento de água apenas para a Zona Sul da cidade. A divisão ocorria entre a Avenida Francisco Custódio Pacca e a rua Dona Lili, que praticamente se cruzam na principal avenida do município, a av. Jonas Alves de Melo. Este fornecimento ocorreu em residências e estabelecimentos que estavam no sentido da Santa Casa e da prainha municipal.

Já a zona norte, no sentido do Recinto de Exposições a partir do mesmo cruzamento, o fornecimento de água ocorreu entre 13h e 22h.

A partir das 22h foi mantido um abastecimento mínimo de toda a cidade, como forma de reabastecimento para o início do dia seguinte dia. Quando a medida foi tomada não havia data para o fim do racionamento, que acabou ocorrendo mais rápido do que o próprio SAAE esperava.

Economia

Apesar da volta no fornecimento normal de água, a direção do SAAE orienta que os moradores de Pereira Barreto sigam fazendo economia e evitem desperdício de água. Portanto, segue não sendo recomendada a lavagem de calçadas e carros neste período.

A autarquia recomenda também que os moradores desliguem o chuveiro ao se ensaboar e a torneira enquanto estiverem escovando os dentes.

 


Compartilhe esta notícia!