Compartilhe esta notícia!

FOTO CEDIDA: REGIONAL PRESS

Um incêndio de grandes proporções atingiu a mata do antigo Country Clube, na zona leste de Araçatuba. Diversas equipes do Corpo de Bombeiros foram deslocadas até o local no fim da manhã e começo da tarde desse sábado (29). A fumaça era tão intensa que poderia ser vista de Birigui, por exemplo, que fica a 18 quilômetros de Araçatuba.

A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL apurou que durante a tarde de sexta-feira (28), alguns focos de incêndio já tinham sido registrados no local, mas foram controlados. Algumas horas depois, o incêndio voltou a atingir a vegetação, mas dessa vez com mais força.

A grande dificuldade encontrada pelos homens dos bombeiros era justamente os vários focos de fogo existentes, o que fez com que diversas equipes se espalhassem pela mata a fim de combater as chamas e evitar que elas se propagassem. O vento forte também auxiliou com que o incêndio se propagasse e ficasse fora de controle.

Por conta das dificuldades do terreno, as viaturas tiveram que entrar pela rodovia Teotônio Vilela. A fumaça ficou bem próxima da pista, o que causou preocupação por conta da visibilidade e por ser uma rota muito comum entre motoristas que trafegam entre Araçatuba e Birigui. Conhecida popularmente como ‘mata do country’, a área verde serve de moradia para muitas espécies de animais, como macacos, e possui uma parte de mata Atlântica. Até às 16h de sábado já  eram mais de duas horas de combate e o fogo ainda seguia fora de controle.

INCÊNDIOS RECORRENTES

Há exato um ano, um grande incêndio também atingiu o mesmo local. Foi em um domingo, dia 25 de agosto de 2019. Na ocasião, segundo informações apuradas na época com o Corpo de Bombeiros, uma área de aproximadamente 360 mil metros quadrados foi queimada. A suspeita era de que o incêndio tenha sido criminoso, já que muitas pessoas frequentavam a mata para acender fogueiras.

O tempo seco é outro grande vilão nessa época do ano. A chuva que caiu nos últimos dias com a passagem de uma frente fria não foi suficiente para aumentar a umidade relativa do ar. Segundo o site Climatempo, não há previsão de chuva para os próximos 15 dias em Araçatuba e a temperatura pode alcançar os 39°C.

 

 

 

 

 


Compartilhe esta notícia!