Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A Guarda Municipal de Araçatuba completa, nesta terça-feira (25), 71 de fundação. Ela foi criada em 25 de agosto de 1949, pelo então prefeito Joaquim Geraldo Correia. No início ela foi chamada de Polícia Municipal e contava com um efetivo de 20 guardas.Em 1964, o prefeito Sylvio José Venturoli, ampliou o efetivo para 100 homens e na ocasião entregou à guarda sua primeira viatura, que era um Jeep Willis, ano 1951, que fazia as rondas no município.

A prefeita Germinia Dolce Venturoli, em 1989, reestruturou totalmente a guarda e criou a Secretaria de Segurança Municipal, com Departamentos de Segurança e Vigilância, divisões e chefias. Também foi criado o Departamento Municipal de Trânsito.

Hoje, a Guarda Municipal conta com um efetivo de 203 homens, sendo 173 homens e 30 mulheres. Ele está distribuído em patrulhamento escolar, vigilância dos próprios públicos e apoio às secretarias municipais. Ela também é responsável pela Defesa Civil do município.

A Guarda Civil Municipal desenvolve também, durante o ano, palestras educativas e preventivas, combatendo o uso de drogas licitas e ilícitas, o uso de cerol e também o tabagismo.

As ações dela também se estendem à educação para o trânsito e alerta sobre a dependência digital, despertando no jovem os valores de civismo e cidadania. O público alvo destas atividades educativas são alunos do 4º e 5º Anos das escolas municipais e dos Cras (Centro de Referência em Assistência Social).


Compartilhe esta notícia!