Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ANDRADINA

O padre Rafael Casari da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Andradina, afirmou que este momento de missas apenas de forma virtual, sem a presença do público, não pode ser encarado como uma proibição, mas sim como um cuidado.

A fala do líder religioso ocorreu durante entrevista exclusiva concedida ao SRC, ao falar sobre a impossibilidade da volta das missas tradicionais no atual momento de pandemia no novo coronavírus.

De acordo com o Padre Rafael, o momento atual é para que os fieis tenham prudência, paciência e sabedoria. “Nós sabemos que estamos vivendo um tempo difícil, de instabilidade, de insegurança, mas nós não podemos perder a esperança de dias melhores que certamente virão. É necessário perseverar e caminhar sempre juntos. Sabemos que os fieis estão com saudade da igreja, da eucaristia. Nós temos também que ter consciência de quem o momento exige cuidado, prudência, paciência e sabedoria”, disse.

Segundo o padre, esta paciência é necessária para compreender o momento em que os fieis não estão podendo frequentar as missas da paróquia. “Nós não podemos encarar o momento com uma proibição, mas como um cuidado, tudo tem o tempo certo para acontecer. Por isso nós estamos sem a missa presencial, para que os fieis sejam fortalecidos espiritualmente. Nós temos toda uma programação aqui em nossa paróquia”, afirmou o padre, lembrando que as missas estão sendo transmitidas através das redes sociais, para que os fieis acompanhem as celebrações seguros em suas casas.

O líder da paróquia disse que as recomendações seguidas pela igreja são do estado e da Diocese de Araçatuba. “Não tem sido fácil para ninguém, tanto para os fieis como para nós padres, pastores, mas nós sabemos que vamos superar este momento. O que nós pedimos é que todos sejam compreensivos. Nós estamos seguindo as orientações no sentido de zelar pela vida, de preservar a vida, não podemos expor as pessoas, assim nós seguimos as orientações estadual e diocesana”, afirmou.

Confissões agendadas

Os atendimentos na paróquia seguem acontecendo, com os colaboradores utilizando máscara e disponibilizando o álcool em gel aos fieis, que também precisam comparecer utilizando máscaras no local.

Quanto às confissões, todas estão sendo agendadas através do telefone da paróquia (18) 3722-3911. A intenção é evitar é marcar previamente um horário para evitar aglomerações.

Mensagem de otimismo

Padre Rafael ainda passou uma mensagem de otimismo aos cristãos. Ele acredita que, mesmo vivendo um momento difícil, é momento de ter esperança. “Que neste momento difícil nós possamos renovar a nossa esperança. Neste momento, nós percebemos tantas iniciativas de solidariedade, cuidado, e amor para com o próximo. Que esta situação nos faça melhores e que nós saibamos valorizar a vida, o que é essencial para nós, que tenhamos mais empatia, amor pelo próximo, e que lutemos juntos contra este vírus. Força, coragem, juntos venceremos”, completou. (Colaborou Gustavo Trevisan)


Compartilhe esta notícia!