Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Em decreto publicado neste sábado, a prefeitura de Araçatuba determinou as regras para a abertura do comércio, shoppings, bares, restaurantes, salões de beleza e demais serviços no município a partir desta segunda-feira, dia 1º de junho. O decreto segue orientações do estado, que classificou Araçatuba na fase 2 do Plano São Paulo de reabertura da economia, apenas com o acrescimento de funcionamento para consumo presencial de bares e restaurantes ao ar livre e salões de beleza.

Segundo a publicação, os bares e restaurantes só poderão ter atendimento local ao ar livre, sendo vedado o atendimento presencial em locais fechados, motivo pelo qual não poderão funcionar as praças de alimentação dos shoppings centers.

De acordo com o decreto municipal, comércio em geral e shoppings poderão funcionar por apenas 4 horas diárias seguidas e com 20% da capacidade dos estabelecimentos prevista por cada alvará de funcionamento.

Já o consumo local em bares e restaurantes deverá acontecer somente ao ar livre e também com capacidade limitada a 20%. O período máximo de trabalho também é de 4 horas seguidas.

Setores como brinquedotecas, espaço kids, playgrounds, espaço de jogos ou similares não podem funcionar, bem como academias e espaços esportivos, além de clubes e locais de festas.

Os proprietários de cada estabelecimento deverão disponibilizar máscaras de proteção individual para seus colaboradores, bem como exigir o uso deste equipamento por parte de seus clientes para que adentrem ao local de compras ou consumo. O decreto determina a proibição de entrada de clientes desprotegidos.

Todos os estabelecimentos devem manter o álcool em gel disponível e cuidar da higienização constante de produtos, balcões e equipamentos do local. Deverá haver um funcionário designado para organizar as filas internas e externas de clientes, caso necessário, mantendo a distância mínima de 2 metros entre cada cliente.

As máquinas de cartão de crédito ou débito deverão ser higienizadas sempre após cada operação, evitando assim o contágio através das impressões digitais deixadas nos botões do aparelho. Aparelhos como ar condicionado, umidificadores, dentre outros, precisarão ser higienizados.

Segundo o poder executivo municipal, a própria prefeitura de Araçatuba, com o auxílio da Guarda Municipal, fiscalizará o cumprimento das regras. Além disso, a saúde municipal em conjunto com a saúde do estado vai monitorar os casos de coronavírus a cada 7 dias e fazer avaliações constantes no objetivo de avançar ou, se necessário, retroceder na flexibilização.

Lojas e bares preparam espaços neste sábado

No último sábado, não foi difícil encontrar vários proprietários de estabelecimentos sendo preparados para a volta ao trabalho nesta segunda-feira.

No calçadão, algumas portas encontravam-se meio abertas, com seus proprietários e encarregados ajustando os produtos e a disponibilização dos espaços para receber os consumidores amanhã. A perfumaria Sumirê, por exemplo, recebia clientes organizados em filas e mantinha alguns funcionários organizando os produtos para a reabertura. Outras lojas de calçados e roupas no local faziam o mesmo. O público, do local, inclusive já era um pouco maior do que os dos últimos sábados de quarentena, muitos deles em busca das ópticas, lanchonetes e lojas de assistência para aparelhos eletrônicos, que já estavam abertas.

Alguns restaurantes também preparavam seus respectivos espaços ao ar livre para receber o público. No Villa Grill, por exemplo, localizado na avenida Pompeu de Toledo, um funcionário fazia a higienização do espaço destinado ao público no estabelecimento.


Compartilhe esta notícia!