Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A empresa araçatubense Reunidas Paulista, que trabalha com transporte intermunicipal de passageiros, está operando com 20% de sua frota de ônibus, mas mantém ligação da região com as principais cidades do estado de São Paulo e destinos no Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. O plano de operação da companhia foi mantido até o final do mês após a prorrogação da quarentena através de decreto do governo estadual.

De acordo com Ricardo Vilela, que é gerente operacional da empresa, em media, a Reunidas tem atuado com 25 ônibus diários em suas viagens. Antes da pandemia do novo coronavírus, eram 125 ônibus que andavam diariamente pelas estradas. Os veículos, que tem capacidade entre 40 e 50 passageiros, estão rodando, em media, com 50% de ocupação no pós-pandemia, contra 80% de ocupação media antes da crise na saúde pública.

Vilela afirmou em conversa com a reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL que, apesar do número menor de viagens, o consumidor segue tendo opções de viagem para todos os principais destinos. “Nós tivemos que fazer uma redução. Só para deixar claro, muitas pessoas falando que a Reunidas não está operando, nós estamos operando diariamente, hoje com a capacidade de 20%, isso depende da linha de demanda”, disse.

Segundo Ricardo Vilela, os dias com maior demanda de viagens tem sido as sextas-feiras e os domingos, quando a empresa tem realizado mais viagens. “Aqui no interior em questão de Araçatuba, o Araçatuba – São Paulo que é o meu eixo, nós fazemos 2 horários diários, mas igual ontem (sexta-feira), eu fiz 4, domingo (hoje) eu já tenho 5 na tela, e assim vale pra todas as cidades de acordo com a demanda”, explicou.

Para este domingo por exemplo, a Reunidas disponibilizou 4 veículos convencionais e um leito para viagens à Capital Paulista. Os horários disponíveis são às 13h, 21h15, 22h55 e 23h10 (2). Já na segunda-feira, são dois horários disponíveis, às 21h15 e às 22h55.

Quantos às cidades da área de cobertura do SRC como Três Lagoas (MS), Andradina e Lins, todas mantém ligações, porém com menos horários disponíveis. “Temos vários ônibus que saem de Três Lagoas e passam em Andradina, Araçatuba, Lins e seguem viagem para destinos como São Paulo, Campinas, Santos, Sorocaba, só não estamos operando em cidades onde o terminal rodoviário está fechado”, citou Vilela lembrando de Birigui, na região de Araçatuba, que impediu por decreto que ônibus intermunicipais entrassem no município.

O gerente operacional da Reunidas ainda explicou que a empresa precisou fazer demissões e não está admitindo profissionais atualmente por conta da pandemia. Porém, segundo Vilela, as equipes de manutenção e limpeza estão trabalhando normalmente com o objetivo de manter a segurança dos consumidores. “Nós temos funcionários em jornada reduzida, em home office, acima de 60 anos estão em casa… É de acordo com o setor ou com a área. A manutenção está trabalhando em pleno vapor porque os carros estão parados então nós fazemos manutenção intensiva. A limpeza também que nós estamos batendo forte em cima para que a população viaje despreocupada”, afirmou Vilela.

A empresa orienta funcionários que precisarem viajar para que comprem pelo site as passagens e que utilizem a máscara, que é obrigatória em veículos de transporte público desde o início da última semana.


Compartilhe esta notícia!