Home Cidades Polícia Militar faz patrulhamento com drone no Calçadão

Polícia Militar faz patrulhamento com drone no Calçadão

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

A véspera de Natal foi de bastante movimento no Calçadão de Araçatuba. Muita gente aproveitou para comprar os presentes na última hora, por isso, a área central ficou bem cheia. Na parte de segurança pública, a grande movimentação gera um alerta para infrações criminais, por isso, o patrulhamento de policiais militares foi intensificado, dessa vez com a ajuda do recém-chegado drone à região.

Equipes do helicóptero Águia do município chegaram ao centro por volta das onze horas da manhã. A base foi uma das que recebeu o equipamento na semana que passou. O voo com o aparelho foi para garantir a segurança de quem fazia suas compras. Do alto, o operador tinha uma ampla visão de todo o Calçadão, além da Praça Rui Barbosa.

Em solo, policiais da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), da base Comunitária, além de viaturas do patrulhamento de área faziam diligências na área central para coibir qualquer atitude criminosa. De acordo com o sargento Antonio Marcos Vani, caso alguma movimentação diferente seja flagrada, automaticamente, as equipes em solo são avisadas via rádio.

“Se o drone estiver fazendo seu patrulhamento e o operador perceber alguma situação suspeita o Copom (Central de Operações da Polícia Militar) é chamado ou até mesmo a viatura mais próxima para fazer a averiguação”, explicou.

Com sete baterias, o que dá uma autonomia de mais de duas horas de voo, o drone da Polícia Militar sobrevoou a região central durante aproximadamente duas horas. Para que o processo fosse possível, o grupamento aéreo teve que mandar uma solicitação pedindo autorização para a atividade nos locais. Sendo assim, outras aeronaves que estiverem voando na cidade vão saber que ali há uma operação policial em andamento.

AQUISIÇÃO

Os novos drones foram apresentados à imprensa na sede do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior) na manhã da última sexta-feira (19). A licitação para a compra, da marca DJI e modelo Mavic 2, foi iniciada em junho e terminou no mês de setembro. Para a aquisição, o governo do estado de São Paulo investiu R$ 3 milhões.

Os aparelhos alcançam uma distância de 18 quilômetros, a uma velocidade média de aproximadamente 70 quilômetros por hora e a 120 metros de altura. A novidade permite que o material seja retransmitido de forma instantânea aos comandos da Polícia Militar para melhor análise e estratégia adequada de abordagem e atuação em cada situação. Além de Araçatuba, Andradina também recebeu um dos aparelhos.


Compartilhe esta notícia!