Paloma Minke/SAA – São Paulo
A celebração do Dia Mundial da Alimentação, no dia 16 de outubro, a cada ano é escolhido um tema relacionado aos problemas alimentares mundiais, com ações desenvolvidas para combatê-las. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realiza diversas ações com o objetivo de fomentar a produção sustentável e o consumo de alimentos diversos da agropecuária paulista.
Por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Coedagro), a Secretaria fornece importantes orientações à população para promover o aproveitamento integral dos alimentos, de forma a extrair todos os nutrientes contidos em todas as partes, incluindo, cascas, talos, folhas e raízes.
A Pasta disponibiliza ainda diversas publicações online gratuitas, com temas variados, como alimentação escolar, marmitas saudáveis, Manual de Sucos, receitas com frutas, legumes e verduras, cultivo de hortas e uso de ervas aromáticas para reduzir consumo de sódio, entre outras. Baixe os livros gratuitamente na Biblioteca Virtual: http://www.codeagro.sp.gov.br/cesans/publicacoes.
No perfil do facebook Alimentação Saudável (@alimentacaosaudavel.sp), é possível conferir dicas de receitas saudáveis e fáceis, bem como saber mais sobre as características nutricionais dos principais itens produzidos pelo agro paulista.

Sobre o Dia Mundial da Alimentação
O objetivo desta comunicação da ONU é fazer uma retrospectiva descritiva dos temas que têm contribuído para colocar em evidência os problemas que necessitam de ações efetivas para serem erradicados e, ao mesmo tempo, alertar a população sobre a urgência de medidas preventivas que garantam a sobrevivência às gerações futuras.
A intenção da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), com a criação do Dia Mundial da Alimentação (DMA), foi atrair a atenção do público e das estruturas do poder para a natureza e para as dimensões dos problemas alimentares em todo o mundo, desenvolver um sentimento de solidariedade e arregimentar apoio, em âmbito mundial, ao combate à fome, à desnutrição, à pobreza e às suas causas básicas, conscientizando a população mundial dos problemas relacionados à segurança alimentar e nutricional. Essa organização defende que a desnutrição e a sua principal causa, a pobreza, podem e devem ser eliminadas, mas, para isso, é indispensável uma ação coordenada e permanente que integre os esforços individuais e os despendidos em cada nação.
O dia 16 de outubro foi escolhido por coincidir com a data de fundação da FAO, em 1945, em Quebec, Canadá. Participaram dessa decisão 147 países-membros que estiveram presentes em 25 de novembro de 1979, para a vigésima sessão da Conferência. Desde a sua criação, as atividades de comemoração envolvem escritórios regionais, comitês nacionais e organizações não-governamentais (ONG) em diversos países.

 

Mostrar mais
Carregar mais em Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Secretaria desenvolve produto natural para auxiliar no combate a carrapatos

DA REDAÇÃO – SÃO PAULO Um produto natural com capacidade para combater os carrapatos…