Compartilhe esta notícia!

VITOT MORETTI – BAURU

Um pedaço da fauna brasileira no Centro-Oeste do Estado. O zoológico de Bauru está localizado a cerca de 200 quilômetros de Araçatuba e é um ótimo passeio de fim de semana para quem quer fazer turismo regional e conhecer animais que não estamos acostumados a ver por aqui. Até pinguim dá o ar da graça e encanta a todos que vão até o local fazer uma visita.
O zoológico de Bauru foi inaugurado em 24 de agosto de 1980 e é um dos principais do Brasil. E não é por acaso. Possui um acervo com 700 animais, de 170 espécies diferentes, entre aves, répteis, peixes e mamíferos. O melhor de tudo é que funciona todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, aos fins de semana e feriados, das 8h às 17h. O ingresso custa apenas quatro reais. Crianças menores de cinco anos não pagam e os adultos maiores de 60 pagam a metade.
A reportagem esteve lá e traz aqui as melhores dicas para você. Logo na entrada, somos agraciados com a beleza dos pássaros. São várias espécies, grande parte ameaçada de extinção. O mais legal de tudo é que conforme o visitante anda, se depara com placas explicativas contendo informações relevantes sobre determinado animal, como o nome científico, período de incubação, o local de onde é, além de informação se é um bicho em extinção.
Prepara-se para andar. O zoológico de Bauru é bem grande. Para você visitar tudo, bem calmamente, leva em torno de duas a três horas. Agora, se quiser fazer uma pausa esse tempo pode aumentar. A área conta com diversos locais próprios para quem quer comer aquele lanche. Além disso, existem foods trucks com muitas opções. Não se assuste se quanto estiver comendo em uma dessas áreas aparecerem os saguis. Eles ficam soltos pelo parque.
Talvez a ave mais simpática de todo o zoo é o pinguim. Ele fica dentro de uma ala específica, com piscina e direito até a ar-condicionado. Com seu jeito meio destrambelhado, até parece que ele faz pose para foto dos turistas. Vale muito a pena dar uma passada por lá. O mais interessante é a história do único pinguim de lá. Ele foi resgatado na costa carioca no inverno de 2018. As equipes que fizeram o atendimento constataram uma lesão em uma das patas e no pulmão, por isso, ele não pode ser devolvido à natureza. Bauru foi a cidade escolhida para ele ficar pelo resto da vida. Os pinguins, geralmente, vivem de seis até 20 anos.
O turista também tem a oportunidade conhecer os jabutis, jacarés, e diversas espécies de peixes, como tilápia, tucunaré, pintado, pacu, piapara e muitos outros. Você anda, anda e quando percebe está dentro da ala das cobras. Algumas pessoas chegam a levar um susto. Tem cobra de todo o tamanho, desde aquelas pequenas, inofensivas até uma sucuri gigante e a tão temida cascavel com seu chacoalho característico.
Agora, o mais impressionante são os animais de grande porte. O leão dormia quando a reportagem esteve lá. Mesmo assim, seu tamanho e sua presença são marcantes. Logo ao lado estão as onças preta e parda, além do famoso tigre. Todos dormiam. Também, dá para entender, já que era hora do almoço e um cochilo faz bem depois de estar com a barriga cheia. Tem até camelo por ali. Agora na primavera, é comum a pelagem desse animal ser trocada, por isso, não se assuste ao ver várias falhas no pelo dele. É extremamente normal, mas isso acaba chamando a nossa atenção. Ao seu lado estão as lhamas, com toda sua simpatia e apetite.

PINGUIM.jpg
Quem nunca teve a oportunidade de ver um canguru vai poder conhecê-lo no zoológico de Bauru. Existem dois animais do tipo por lá. São lindos. Tem anta e o nosso tão conhecido lobo-guará, que até parece um cachorro. Enfim, um passeio propício para reunir toda a família. Além de ser barato, reúne gente de todo o país e até de fora. Vale a pena pegar a estrada, afinal não fica tão longe assim. O zoo de Bauru está localizado na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), na altura do quilômetro 232. Os telefones para contato são: (14) 3203-5229 ou (14) 3231-2632.

MACACOS.jpg


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Cidades

Veja também

Projeto Judô Cidadão promove graduação 29 atletas estudantes valparaisenses

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO VALPARÍSO   A noite do último dia 12 foi especial…