Cidades

Município tem caso suspeito de febre maculosa

DA REDAÇÃO – ILHA SOLTEIRA

Um morador de Ilha Solteira, residente na região das praias, foi internado no Hospital Regional com suspeita de febre maculosa. Ele recebeu tratamento e foi liberado para acabar a recuperação na residência. Porém, aguarda resultado do exame.
A preocupação com a ocorrência da doença aumentou quanto moradores observaram o aumento do número de capivaras que ficam na região das praias e do Recanto das Águas. O aumento de capivaras oferece risco de infestação do carrapato-estrela, inseto que é trazido pelo animal e que transmite a febre maculosa.
Pessoas que passam pelo já relataram problemas com o carrapato. Porém, até o momento não houve caso de contaminação da doença.

Febre maculosa
Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.
Quando a bactéria cai na circulação causa vasculite, isto é, lesa a camada interna dos vasos. Os primeiros sintomas aparecem de dois a 14 dias depois da picada. Na imensa maioria dos casos, sete dias depois. A doença começa abruptamente com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções, como febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, inapetência e desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas, as máculas, que crescem e tornam-se salientes, constituindo as maculopápulas.
Essas lesões podem apresentar o componente petequial (petéquia é uma pintinha hemorrágica parecida com uma picada de pulga) e, às vezes, ocorrem pequenos sangramentos abaixo da pele no local das maculopápulas petequiais.
A erupção cutânea é generalizada e manifesta-se também na palma das mãos e na planta dos pés, o que em geral não acontece nas outras doenças exantemáticas (sarampo, rubéola, dengue hemorrágica, por exemplo).
A febre maculosa tem cura desde que o tratamento com antibióticos (tetraciclina e clorafenicol) seja introduzido nos primeiros dois ou três dias. Em geral, a partir de sete dias sem tratamento, as lesões causadas pela doença são irreversíveis e dificilmente se consegue evitar o óbito.
É importante lembrar que os sintomas iniciais da febre maculosa são semelhantes aos de outras infecções e requerem assistência médica imediata. Esteja atento ao aparecimento dos sintomas comuns a vários tipos de infecção e procure um médico para diagnóstico diferencial. (Com informações do Ilha de Notícias)

REGIÃO
As capivaras estão presentes na área urbana de várias cidades, como Araçatuba e Três Lagoas. Também são vistas em condomínios à beira dos rios. O aumento da população destes animais elevado o risco de contaminação, já que o carrapato estrela está sempre presente.

 

Comment here