Cidades

Definidas datas para o Campeonato Mundial de Kart em Birigui

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou nessa sexta-feira (04) a realização do Campeonato Mundial de Kart no Brasil. A competição irá acontecer no Kartódromo Internacional de Birigui, localizado às margens da rodovia Marechal Rondon (SP-300), e já tem data para começar. Será entre os dias 30 de outubro e primeiro de novembro de 2020. O presidente da Comissão Internacional de Kart da FIA, Felipe Massa, e o proprietário do Speed Park, Ricardo Gracia, comemoraram a aprovação.

Foram idas e vindas, com muitas reuniões antes da decisão. Felipe Massa exerceu papel primordial para que o campeonato fosse realizado no Brasil. Ele solicitou a criação das categorias OK (15 anos ou mais) e OK Junior (12 a 14 anos) no país, para que os pilotos brasileiros já possam se preparar para a grande disputa.

Logo após o anúncio da confirmação do mundial, o ex-piloto de Fórmula 1 gravou um vídeo para trazer a notícia aos brasileiros. “Eu fico emocionado em fazer parte disso, criar esse momento tão importante para o automobilismo, para a escola no Brasil. Eu tenho certeza de que vai ser um sucesso”, comemorou.

Massa ainda enalteceu o momento histórico de trazer a competição para o Brasil e já adiantou que os trabalhos irão começar desde já. “Vamos trabalhar firme para que uma corrida e um campeonato maravilhoso no Brasil possam acontecer em Birigui, no estado de São Paulo”, complementou.

O proprietário do Speed Park, Ricardo Gracia, comemorou a notícia. “Estamos muito felizes em receber o Mundial em 2020. É um momento marcante para o kartismo e para o automobilismo brasileiro em geral. Nós estamos nos preparando para sediar essa competição desde que inauguramos a pista, portanto agradeço o apoio de todos que viabilizaram essa verdadeira conquista para o esporte brasileiro. Nós temos uma estrutura capaz de realizar um grande mundial e tenho certeza que a cidade de Birigui e todos da região abraçarão os participantes da melhor maneira possível”, disse o empresário.

ANÚNCIO

Em agosto deste ano, o governador de São Paulo, João Doria, já havia anunciado a escolha de Birigui para que sediasse as provas. À época, o governante ressaltou a importância do esporte para a formação de novos talentos brasileiros para a Fórmula 1, relembrando a origem do tricampeão mundial Ayrton Senna, que saiu das pistas de kart.
No último mês de janeiro, o Speed Park já havia ganhado a licença da Federação Internacional de Automobilismo para se tornar um circuito internacional.
A aprovação da FIA foi assinada no dia 21 de janeiro de 2019, em Genebra, na Suíça. Dentre as assinaturas presentes está a de Felipe Massa.
O ex-piloto de Fórmula 1 esteve em Birigui em agosto de 2018, quando conheceu e fez vistoria no Speed Park. Sua presença no autódromo se deu por conta da intenção do empresário Ricardo Gracia, diretor do Speed Park, de realizar o Campeonato Mundial e outras provas internacionais no local. Na visita, Massa estava acompanhado do o delegado brasileiro da FIA, Giovanni Guerra e do presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), Waldner Bernardo.
Depois, em novembro de 2018, outro profissional da FIA, Franz Schreiner, fez a inspeção final da pista e na estrutura do Kartódromo de Birigui. Ambos saíram muito satisfeitos do local, deixando bem encaminhada a homologação que seria confirmada no início deste ano.

Comment here