CidadesPlantão Policial

Incêndio atingiu hidrelétrica na região por cerca de 12 horas

Depois de mais de 12 horas de combate, equipes do Corpo de Bombeiros de São Paulo e do Mato Grosso do Sul conseguiram controlar um incêndio em um tanque de óleo diesel na usina hidrelétrica de Ilha Solteira, considerada a maior do estado de São Paulo e a sexta maior do mundo.

O incêndio teve início no início da noite de terça-feira (01) depois que houve a explosão em um transformador da usina. As chamas se alastraram para um tanque com capacidade para 63 mil metros cúbicos de óleo diesel. As equipes dos Bombeiros de Ilha Solteira, Aparecida do Taboado e brigadistas da empresa responsável pelo local se empenharam no combate ao fogo durante horas. Foram, ao todo, cerca de 40 combatentes.

Já durante a noite, por volta das 22h, as equipes conseguiram controlar as chamas e iniciaram o trabalho de rescaldo e resfriamento. Por causa do incêndio, 15% das operações foram paralisadas, mas chegou a ser de 25% por conta de questões de segurança. Não houve registro de feridos.

De longe, uma intensa fumaça preta podia ser vista, o que chamou a atenção de moradores do município e outras pessoas que passavam próximas à usina.

CURTO-CIRCUITO

Segundo informações apuradas pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, existe indícios de que tenha ocorrido um curto-circuito na bucha do transformador. Segundo a CTG Brasil, não havia registro, até o fechamento dessa edição, de dano ambiental. Porém, técnicos da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) fariam uma avaliação a fim de fazer uma melhor avaliação.

Por meio de uma nota, a empresa responsável pela operação na hidrelétrica informou que tomou todas as medidas para contenção do incêndio. “O fogo foi controlado em curto tempo. As causas e eventuais prejuízos estão sendo apurados”, concluiu.

HISTÓRICO

A usina hidrelétrica de Ilha Solteira está localizada no Rio Paraná, entre os municípios de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS).
Em conjunto com a UHE Engenheiro Souza Dias (Jupiá), compõe o sexto maior complexo hidrelétrico do mundo.

Sua potência instalada é de 3.444,0 MW e tem 20 unidades geradoras com turbinas tipo Francis. A usina foi concluída em 1978.
É uma usina com alto desempenho operacional que, além da produção de energia elétrica, é de fundamental importância para o controle da tensão e frequência do Sistema Interligado Nacional.

Sua barragem tem 5.605 m de comprimento e seu reservatório tem 1.195 km2 de extensão. O Canal Pereira Barreto, com 9.600 m de comprimento, interliga os reservatórios da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira e da Usina Hidrelétrica Três Irmãos, propiciando a operação energética integrada dos dois aproveitamentos hidrelétricos.

 

Comment here