CidadesPlantão Policial

Delegacia de Proteção ao Idoso é inaugurada em Araçatuba

Já está em funcionamento em Araçatuba a Delegacia de Proteção ao Idoso. A novidade havia sido anunciada pelo secretário de Segurança Pública do Estado, general João Camilo Campos, em visita ao município no início de setembro. A partir de agora, a pessoa idosa terá um atendimento totalmente especializado e contará com uma equipe preparada para esse tipo de serviço na Central de Polícia Judiciária.

A delegacia foi implantada na própria sede da Central de Polícia Judiciária, localizada na rua José Pedro dos Santos, número 584, no bairro Higienópolis. A inauguração ocorreu ontem (01), data em que é comemorado o Dia Nacional do Idoso e o delegado responsável pelo local é César Yoshio Takahashi.

De acordo com o delegado da Delegacia Seccional de Araçatuba, Marcelo Curi, a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos de idade será atendida com mais calma e mais tempo. “Eles (idosos) necessitam de mais atenção, querem ser ouvidos, contar a história desde o começo, portanto precisamos humanizar ainda mais esse tipo de atendimento”.

O atendimento da nova delegacia será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Nesse primeiro momento, a unidade funcionará, apenas, em horário comercial. Por isso, no fim de semana e feriados, o atendimento será feito no Plantão Policial, que está localizado no mesmo endereço. Os crimes envolvendo pessoas idosas terão prioridade no atendimento.

AGILIDADE

Com a criação da nova delegacia, a Polícia Civil espera agilizar o procedimento de investigação dos eventuais crimes cometidos contra esse público-alvo. “As ocorrências feitas no plantão irão só depois para uma delegacia, que irá tomar as providências cabíveis. No caso do idoso, já serão feitas na delegacia responsável, que irá agir de forma imediata”, adiantou Marcelo Curi.

A escolha dos funcionários também levará em conta o perfil da pessoa idosa, segundo o delegado. “Os funcionários serão escolhidos já com esse perfil de serem bem atenciosos, mais experientes, com mais jeito no tratar”, complementou.

O telefone para contato com a Delegacia de Proteção ao Idoso é (18) 3622-3064. Denúncias relacionadas às vítimas idosas poderão ser feitas, também, anonimamente ou não, pelos telefones 181, 197 e disque 100.

 

Comment here