BrasilCidadesFoodMundo

Araçatuba faz parte de evento gastronômico lançado pelo governo estadual

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA
Começa na terça-feira (1) a 1ª edição do SP Gastronomia, maior e mais inovador programa de ações e eventos gastronômicos do Brasil. O projeto é organizado e promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. O governador João Doria e o secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão apresentaram nesta sexta (27), em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, a programação completa do evento. Araçatuba está na programação.
“É um programa vigoroso em um Estado que já tem enorme tradição na área gastronômica”, declarou o governador. “Tomamos a decisão de concentrar o evento no mês de outubro para ser um grande difusor. O objetivo é fortalecer a consciência de São Paulo como principal centro gastronômico do país. Nosso objetivo também é garantir a continuidade dos empregos temporários que, iniciando em outubro, tenham a oportunidade de prosseguir atuando no setor gastronômico. Esse impulso pode ajudar e fortalecer os conceitos de gastronomia e empregabilidade”, acrescentou Doria.
Ao longo de todo o mês, serão mais de 200 atividades relacionadas ao setor em todas as regiões do estado. O calendário institui outubro como Mês da Gastronomia e estimula, além do próprio segmento, outras diversas atividades ligadas à economia criativa e ao turismo.
O SP Gastronomia vai promover competições gastronômicas, cursos e palestras com chefs consagrados, menus especiais a preços acessíveis, exibição de filmes com degustações temáticas, exposições, feira literária, cardápios elaborados por chefs renomados a R$ 1 na rede Bom Prato, programação cultural em museus, bibliotecas e Fábricas de Cultura, festivais e ações sobre educação alimentar.

Potencial econômico
O setor gastronômico gera um impacto econômico anual de R$ 53 bilhões em todo o Estado e responde por 780 mil postos de trabalho. São 200 mil restaurantes e bares, 52 tipos diferentes de culinária e centenas de pratos e produtos típicos.
São Paulo abriga ainda três dos 100 melhores restaurantes do mundo – entre eles D.O.M., Maní e A Casa do Porco, todos na capital – e 11 dos 18 estabelecimentos brasileiros estrelados no Guia Michelin.
“Vamos impulsionar esse setor para que ele impacte ainda mais o desenvolvimento e seja reconhecido dentro e fora do Brasil, a fim de atrair mais turismo e empregos pelo viés da gastronomia. É um programa que impacta positivamente diversas áreas”, disse o Secretário Sérgio Sá Leitão.

Integração
O SP Gastronomia é a maior ação intersecretarias já realizada pelo Governo do Estado. O calendário também reúne atividades das pastas de Desenvolvimento Regional; Agricultura e Abastecimento; Infraestrutura e Meio Ambiente; Turismo; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico; e Direitos da Pessoa com Deficiência, além do Fundo Social de São Paulo, Memorial de América Latina e TV Cultura.

Programação
São Paulo terá atividades gastronômicas distribuídas nas 16 macrorregiões do Estado em todos os dias de outubro. A programação completa de ações está disponível no portal www.spgastronomia.sp.gov.br. Até o dia 5, bares e restaurantes podem inscrever um prato promocional e entrar na lista de estabelecimentos parceiros. Eventos do setor também podem solicitar a inclusão no calendário pelo e-mail spgastronomia@sp.gov.br.
Cada cidade-anfitriã do Feito em São Paulo terá um “chef-padrinho”, que ensinará uma receita especial ao público da região. Madu Melo, do Mandioca, visita Araçatuba (8/10).
Como Araçatuba também conta com unidade do Bom Prato, no dia 16/10 a cidade será palco do Bom Prato Convida. Neste dia, será servido na capital e na Grande São Paulo menu elaborado e ensinado pela chef Morena Leite às equipes rede Bom Prato.

 

Comment here