BrasilCidadesMundo

Dia do Radialista é comemorado em duas datas

ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA
O brasileiro é louco por rádio. A expressão não é exagero. O rádio faz parte da vida de muita gente e, por extensão, os radialistas. Trata-se de uma profissão que eternizou muitos nomes. O Dia do Radialista é comemorado em duas datas. Uma oficial e a outra informal. Ha, ainda, o Dia Mundial do Rádio (13 de fevereiro). A data oficial é 7 de novembro, instituído pela Lei nº 11.327, de 27 de julho de 2006. Porém, há muito tempo se comemora o dia 21 de setembro.
A data de 21 de setembro é comemorada popularmente pelos radialistas. Foi no dia 21 de setembro de 1943 que o presidente Getúlio Vargas, sancionou a lei que fixava o salário base para os radialistas.
A Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão) adotou a data oficial, 7 de novembro, para homenagear todos aqueles que fazem do rádio esse importante meio de comunicação, serviço e entretenimento. A lei é uma homenagem ao dia de nascimento do músico e radialista Ary Barroso. O sambista, de muitos sucessos, foi eternizado com “Aquarela do Brasil”.
Desta forma, os radialistas têm duas datas para comemorar. Justo, pois o papel desempenhado pelos radialistas é muito importante, tanto na prestação de serviço, informação e entretenimento. Em determinadas regiões do Brasil, durante muito tempo o rádio era a única fonte de informação da população.

 

Comment here