Home Cidades Ação contra o Aedes será levada a mais três escolas

Ação contra o Aedes será levada a mais três escolas

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

O sucesso do “Semanão da Prevenção – Todos Contra o Aedes”, desenvolvido pela Prefeitura de Birigui, fez com que os organizadores do projeto optassem pela continuidade das atividades. Na primeira etapa do projeto, de 6 a 10 de maio, cinco escolas da Prefeitura de Birigui participaram das ações. Desta vez, de 24 a 28 de junho, outras três escolas participarão do projeto: EM Professora Yvonne Miragaia Peruzzo, EM Professor José Sebastião Vasques Calçada e EM Professora Terezinha Bombonati.
O projeto visa eliminar criadouros do mosquito e reduzir a incidência de casos positivos de dengue na cidade. Alunos das escolas participantes recolhem garrafas pet, pneus, latas, garrafas, entre outros objetos que podem acumular água parada.
“Os objetos são trocados por cupons e os estudantes concorrem ao sorteio de bicicletas e caixas de som portátil. É uma iniciativa que envolve os alunos, professores, profissionais das escolas, pais e a comunidade”, comentou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, um dos idealizadores do projeto.
Além da união das secretarias municipais da Prefeitura de Birigui, a primeira etapa do “Semanão” contou com apoio da Santa Casa, do Laboratório Bio Análise, da Gráfica VRA Brasil, do CENAIC (Centro Nacional Integrado de Cursos); da Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), da Monte Tripoli Empreendimentos Imobiliários e da agência Pontual Propaganda.
Estes parceiros estarão, provavelmente, com a administração municipal na segunda etapa do projeto, que começa na próxima segunda-feira (24).

NÚMEROS
Na primeira etapa, em maio, os alunos das 5 escolas recolheram das ruas cerca de 20 toneladas de materiais inservíveis.
O projeto conseguiu movimentar 1.086 alunos, que atuaram diretamente no recolhimento dos materiais. Foram entregues 5.050 cupons.
O recolhimento da primeira etapa alcançou 8.280 quilos de materiais recicláveis. Também foram recolhidos 1.250 pneus, o que representa 11 mil quilos de pneus.
Todo o material recolhido foi levado para a Coopertrabi (Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Materiais Recicláveis de Birigui), um dos parceiros da prefeitura no projeto.
O objetivo geral do projeto é estimular a prática de medidas de controle e prevenção contra as arboviroses, ou seja, combatendo a Dengue, a Chikungunya, o Zika vírus e a Febre Amarela.
“Para isso, nada melhor que envolver os estudantes, os professores e toda a comunidade, que tem papel fundamental no recolhimento e manutenção da limpeza da cidade”, completou o prefeito Cristiano Salmeirão.
A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Gabinete, por meio do Núcleo de Gestão Estratégica, são as principais responsáveis pelas atividades do projeto. As demais também oferecem importante trabalho no cotidiano das ações.

DA REDAÇÃO
Birigui


Compartilhe esta notícia!