Cidades

Câmara entrega títulos de cidadão aos irmãos Chaim e Mohamed Zaher

Nesta sexta-feira (31), a Câmara Municipal realiza sessão solene para entrega de título de cidadão pereira-barretense ao empresários Mohamad Zeineddine Zaher e Chaim Zaher. A cerimônia acontece à partir das 20 horas, na Sala das Sessões Valdemir Suman.
A homenagem à Mohamad Zaher foi proposta pelo vereador João Batista Thereza, o professor João Thereza, e aprovada no dia 4 de dezembro de 2017. Já o decreto legislativo que homenageia Chaim Zaher é de autoria do vereador Francisco Leite Gomes, o Chico Barbeiro (PRB).
Os irmãos Zaher, filhos do casal Zeinebdine Zaher e Mahassen Barakat Zaher, nasceram no Líbano. Mamed, como é conhecido, nasceu em 1945 na cidade de Hebbarieh, localizada ao sul do Líbano, divisa com a Palestina e Síria. Em 1950 a família mudou-se para a capital Beirute, na época Mamed com apenas cinco anos, tendo como irmão somente Chawki, onde estudaram Árabe e Inglês. Nesta localidade mais três irmãos somaram com os Zaher, sendo Chaim, Kassin e Alli. Chaim nasceu em Beirute, em 7 de setembro de 1954.
Em 1955, Zeinebdine Zaher migrou para o Brasil, fixando-se em Araçatuba. Já em 1959, com apenas quinze anos, Mamed decide por vir para o Brasil para ajudar o pai. Ficaram no Líbano somente a mãe Mahassen Baracat Zaher e os quatros irmãos Chawki, Chaim, Kassin e Alli. Após dois anos a matriarca da família e os quatro filhos vieram ao encontro do Zeinebdine e Mamed, no passar do tempo a chegada da filha Fátima e posteriormente o filho Yunes, completando assim, os sete filhos do casal Zaher.
A família Zaher residiu durante mais de 10 anos em Araçatuba, mas com tino comercial e devido à construção da usina de Ilha Solteira, decidiu ir para Pereira Barreto para atuar no comércio.
No ano de 1975 os irmãos Chawki e Chaim, decidiram por retornar para Araçatuba, Chawki formou-se em odontologia, já Chaim atuou no Curso Brasília e depois deu início a uma das mais importantes carreiras no setor educacional do país. Mamed adotou definitivamente Pereira Barreto como a sua cidade. Com a entrega dos títulos de Cidadão Pereira-Barretense, a Câmara de Pereira Barreto presta justa homenagem a uma das mais destacadas famílias de sua história.

A Mamed Mohamed Zaher.png

DA REDAÇÃO
Pereira Barreto

Comment here