Cidades

Sinbi e Instituto Federal buscam indicação geográfica para os calçados infantis

O Sinbi – Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), desenvolvem projeto para a obtenção de registro de Indicação Geográfica (IG) dos calçados Infantis fabricados na cidade, já reconhecida como a Capital Nacional do Calçado Infantil.
A indicação valoriza a procedência do produto e tem potencial para aumentar o seu valor agregado, preservar suas particularidades, estimular os investimentos na localidade, fortalecer o vínculo de confiança com o consumidor, alcançar maior competitividade no mercado nacional e internacional, promover o turismo da região e a interação entre os agentes.
Para conseguir a IG, o Sinbi, representante do Arranjo Produtivo Local (APL) conta com respaldo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Birigui, que orienta sobre a construção do documento e regulamento, e a condução dos trâmites burocráticos e operacionais para o pedido do registro, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
“A IG é usada como sinal distintivo de origem ou procedência de produtos ou serviços, valorizando a história, a cultura, e todo o trabalho desenvolvido pelas pessoas no APL, nos seus 60 anos de existência”, diz a Professora Doutora Andréia Alcântara Cerizza do IFSP Câmpus Birigui, Coordenadora do projeto (submetido ao edital 663/2018, da Agência INOVA IFSP) com o Sindicato.
“Algumas indicações famosas são o presunto de Parma, o queijo Roquefort, o vinho do Porto, entre outros”, exemplifica. A IG confere maior credibilidade e visibilidade ao produto, possibilitando maior potencial de geração de valor econômico aos empresários de calçados. “A IG leva o nome da cidade de Birigui, promovendo um maior reconhecimento do APL do calçado, impulsionando o aumento nas vendas e nos empregos gerados pela indústria e em outros setores econômicos em escala local.”
O presidente do Sinbi, Samir Nakad, considera a indicação geográfica do polo como produtor de calçados infantis excelente. “Isso firmará ainda mais o orgulho que temos de produzir o calçado infantil e o conceito de que somos respeitosos e respeitamos os consumidores, além de firmar para o mercado que o melhor, primeiro, será encontrado aqui”, destaca.

FRANCAL
Birigui marcará presença na Francal com o estande coletivo do polo, viabilizado pelo Sinbi e Prefeitura. O espaço reúne cinco empresas expositoras, estarão presentes no estande coletivo: Aliny e Pequito, Grugui, Meli, Pinókio, Plugt. As empresas Kidy, La Femme e Pé com Pé expõem em estandes individuais.
Com a parceria da Prefeitura de Birigui as empresas do estande coletivo recebem apoio financeiro. Para participar as empresas devem se enquadrar conforme a lei municipal nº 6.365/2017, de 18 de maio de 2017.
Além disso, a ação conta com o patrocínio da Beerre Marcas e Patentes.
A Francal, Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, acontecerá de 03 a 05 de junho. O evento atrai milhares de visitantes anualmente, inclusive internacionais, e é responsável por apresentar os principais lançamentos da estação primavera-verão.

DA REDAÇÃO
Birigui

Comment here