Compartilhe esta notícia!

O Sinbi – Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), desenvolvem projeto para a obtenção de registro de Indicação Geográfica (IG) dos calçados Infantis fabricados na cidade, já reconhecida como a Capital Nacional do Calçado Infantil.
A indicação valoriza a procedência do produto e tem potencial para aumentar o seu valor agregado, preservar suas particularidades, estimular os investimentos na localidade, fortalecer o vínculo de confiança com o consumidor, alcançar maior competitividade no mercado nacional e internacional, promover o turismo da região e a interação entre os agentes.
Para conseguir a IG, o Sinbi, representante do Arranjo Produtivo Local (APL) conta com respaldo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Birigui, que orienta sobre a construção do documento e regulamento, e a condução dos trâmites burocráticos e operacionais para o pedido do registro, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
“A IG é usada como sinal distintivo de origem ou procedência de produtos ou serviços, valorizando a história, a cultura, e todo o trabalho desenvolvido pelas pessoas no APL, nos seus 60 anos de existência”, diz a Professora Doutora Andréia Alcântara Cerizza do IFSP Câmpus Birigui, Coordenadora do projeto (submetido ao edital 663/2018, da Agência INOVA IFSP) com o Sindicato.
“Algumas indicações famosas são o presunto de Parma, o queijo Roquefort, o vinho do Porto, entre outros”, exemplifica. A IG confere maior credibilidade e visibilidade ao produto, possibilitando maior potencial de geração de valor econômico aos empresários de calçados. “A IG leva o nome da cidade de Birigui, promovendo um maior reconhecimento do APL do calçado, impulsionando o aumento nas vendas e nos empregos gerados pela indústria e em outros setores econômicos em escala local.”
O presidente do Sinbi, Samir Nakad, considera a indicação geográfica do polo como produtor de calçados infantis excelente. “Isso firmará ainda mais o orgulho que temos de produzir o calçado infantil e o conceito de que somos respeitosos e respeitamos os consumidores, além de firmar para o mercado que o melhor, primeiro, será encontrado aqui”, destaca.

FRANCAL
Birigui marcará presença na Francal com o estande coletivo do polo, viabilizado pelo Sinbi e Prefeitura. O espaço reúne cinco empresas expositoras, estarão presentes no estande coletivo: Aliny e Pequito, Grugui, Meli, Pinókio, Plugt. As empresas Kidy, La Femme e Pé com Pé expõem em estandes individuais.
Com a parceria da Prefeitura de Birigui as empresas do estande coletivo recebem apoio financeiro. Para participar as empresas devem se enquadrar conforme a lei municipal nº 6.365/2017, de 18 de maio de 2017.
Além disso, a ação conta com o patrocínio da Beerre Marcas e Patentes.
A Francal, Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, acontecerá de 03 a 05 de junho. O evento atrai milhares de visitantes anualmente, inclusive internacionais, e é responsável por apresentar os principais lançamentos da estação primavera-verão.

DA REDAÇÃO
Birigui


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Cidades

Veja também

Motorista que disparou tiros em casa de shows ainda não foi encontrado

Compartilhe esta notícia!A Polícia Civil de Araçatuba ainda investiga o paradeiro do homem…