Cidades

Apresentada em São Paulo proposta que torna Birigui um Município de Interesse Turístico

Mais um município da região de Araçatuba acaba de entrar na corrida para virar um MIT (Município de Interesse Turístico). Desta vez, Birigui. O projeto de lei que pretende incluir a segunda maior cidade da região tem autoria justamente do deputado estadual que a representa na Assembleia Legislativa de São Paulo: Roque Barbiere (PTB).
A proposta foi protocolada na Casa no último dia 17 e lida em sessão realizada nesta semana.
Ao justificar a proposta, Roquinho menciona aspectos históricos da cidade e valoriza o perfil empreendedor de seus moradores. “Birigui segue seu rumo progressista de um povo trabalhador e ordeiro, que tem na divisa de sua bandeira realmente o seu lema: labor omnia vincit – o trabalh tudo vence”, diz o petebista.
Ele ainda destaca o fato de a cidade ser o principal polo calçadista infantil da América Latina. “Da fase áurea da monocultura ao café ao maior polo calçadista infantil da América Latina foi a trajetória desta cidade que transformou um quase pejorativo nome de mosquito em um orgulhoso Birigui – A Pérola da Noroeste”, complementa Roquinho, que, antes de Birigui, já havia apresentado proposta semelhante para outros municípios do Noroeste Paulista, como Guararapes, Parapuã e Auriflama.
Hoje, na região, ostentam esse título os seguintes municípios: Buritama, Barbosa, Sud Mennucci, Itapura e Araçatuba. Essa classificação reconhece esforços das cidades em oferecer a seus visitantes boa infraestrutura e atrativos turísticos, sejam naturais, culturais, históricos, gastronômicos, entre outros. Isso, além de estimular a ampliação, o fortalecimento e o aprimoramento de diferentes segmentos envolvidos no turismo. As cidades enquadradas nessa categoria recebem cerca de R$ 650 mil por ano do Estado.
Procurado pela reportagem para comentar a proposta, o prefeito Cristiano Salmeirão (PTB) destacou que é resultado de um pedido de seu governo a Roquinho. A ideia foi levada adiante, considerando o potencial econômico, social e de lazer oferecida pelo município. “Todos conhecem nossa vocação empresarial e comercial nos diversos ramos: metalurgia, transformadores, móveis e calçados. Hoje, nós temos polos e zonas e comerciais que serão abrangidas no projeto”, destacou.
Salmeirão destacou a mais recente atração da cidade: o kartódromo internacional. Ele lembrou que a cidade tem lutado junto ao proprietário do local para sediar um evento mundial do gênero. “Isso, além das demais atividades de lazer no município. Temos também uma rede hoteleira de destaque e em ascensão. Com o município se transformando em Interesse Turístico, poderemos promover feiras e eventos cada vez mais.”
Por fim, ele mencionou o potencial econômico da cidade que governa, destacando a venda de aproximadamente de 30% de tudo o que é produzido para a China. “Com esse projeto, teremos como alcançar, então, turismo de negócios, que é nosso maior objetivo.”

ARNON GOMES
Araçatuba

Comment here