Home Cidades Casa da Agricultura vai receber embalagens vazias de agrotóxicos

Casa da Agricultura vai receber embalagens vazias de agrotóxicos

3 tempo de leitura
0
0
50

Para dar destinação correta às embalagens vazias de agrotóxicos, a Casa da Agricultura de Buritama realiza no dia 23 de maio, das 8h às 16h, no recinto de festas do peão ‘ Odilon Ferreira de Almeida’ , campanha para coletar as embalagens de defensivos agrícolas. O material recolhido será encaminhado para o centro de coleta, que fica no município de Bilac, onde serão reciclados ou incinerados. Na segundo semestre a colewta está programada para o dioa 28 de novembro.
O agricultor tem o prazo de até um ano, contando após a compra dos produtos, para devolver as embalagens vazias junto com as tampas e rótulos na unidade de recebimento indicada na nota fiscal de compra do produto. As embalagens devem ser lavadas e devolvidas em cumprimento a lei 9.974/2000. A destinação final correta das embalagens vazias contribui para a preservação da saúde humana e do meio ambiente.
Para a engenheira agrônoma, Patrícia Yaiko Nakatu Duarte, a entrega das embalagens vazias de agrotóxicos é obrigatória. “É valido lembrar que a nossa legislação federal disciplina a destinação final de embalagens vazias e determina as responsabilidades para o agricultor, o revendedor e para o fabricante”, explicou ao dizer que os recipientes destinados para a reciclagem poderão ser transformados em caixa de luz, madeira plástica, conduítes para fiação elétrica, entre outros produtos.
Segundo Patrícia, o não cumprimento poderá implicar em penalidades previstas na legislação específica e na lei 9.605/1998 que diz sobre crimes ambientais, como multas e até pena de reclusão. “Com essa coleta itinerante nós estaremos ajudando os nossos produtores rurais a descartarem de forma correta as embalagens de agrotóxico e também a contribuição econômica e ambiental devido a reciclagem dessas embalagens após a tríplice lavagem”, informou.

DA REDAÇÃO
Buritama

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Cidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…