Cidades

Municípios realizam semana de combate a abuso sexual contra crianças e adolescentes

Para conscientizar a população sobre o combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes, municípios da região têm desenvolvido, ao longo desta semana, extensa programação de eventos junto à comunidade. Isso porque, no próximo sábado, dia 18, é celebrado o dia nacional de combate à prática.
Em Birigui, para amanhã, às 19h, está programada audiência para discutir o tema. A iniciativa foi da Comissão Permanente de Direitos Humanos, Minorias e Assistência Social da Câmara, sede do evento. Esta é a terceira vez que uma audiência acerca do tema é promovida. As outras duas edições foram em 2015 e 2017. Atualmente, o presidente da comissão é o vereador Cesinha Pantarotto (Podemos), que tem como membros os vereadores Pastor Reginaldo (PTB) e Rogério Guilhen (PV). Foram convidados representantes da Delegacia de Defesa da Mulher, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Cemadi (Centro Municipal de Atendimento e Diagnóstico), Conselho Tutelar e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente). O debate é aberto à população, que poderá fazer perguntas.

GUARARAPES
Já em Guararapes, as ações estão acontecendo ao longo do mês. Para amanhã, às 19h, há ação prevista na UBS (Unidade Básica de Saúde) Antônio Simões, no bairro Vila Medeiros. Na sexta-feira, às 8h30, acontecerá uma passeata com as crianças das escolas municipais. Elas sairão da Prefeitura até a Praça Nossa Senhora da Conceição. Às 19h, terá teatro em frente à creche Dr. Joaquim Marques de Oliveira, bairro Francisco Antoniolli.
De acordo com a Prefeitura, as ações têm o objetivo de sensibilizar, conscientizar e informar sobre a temática, proporcionando o fortalecimento de estratégias de enfrentamento às situações de violência no município.
Até agora, um dos grandes momentos da programação ocorreu no último dia 8. Foi quando ocorreu a palestra “Falar sobre o assunto é a melhor maneira de prevenir”, promovida pelo Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), em parceria com o Departamento de Assistência Social, Departamento de Educação e Conselho Tutelar. Pelo menos 217 pessoas prestigiaram o evento.

DATA
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 2000 pela Lei Federal nº 9970/00. O 18 de maio ficou marcado como um dia de luto no ano de 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanchez Crespo, de 8 anos, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada, em Vitória/ES. Seu corpo foi encontrado apenas seis dias depois, desfigurado por ácido. Os atos hediondos foram praticados por jovens da classe média, que se mantiveram impunes até a prescrição do crime.

ARNON GOMES
Birigui

Comment here