BrasilCidadesEntertainmentFoodMundo

Brasil marca presença em evento mundial

Darse Júnior – Brasília

O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno, representa o Brasil no 5º Fórum Mundial de Turismo Gastronômico da Organização Mundial de Turismo (OMT), braço da ONU para o setor de viagens. Na pauta de discussões, o desenvolvimento de políticas públicas para fortalecer o turismo gastronômico e o apoio às pequenas e médias empresas que operam nesse ramo. Durante o evento, realizado em San Sebastián, na Espanha, lideranças do setor no mundo reforçaram a importância do Brasil entrar no circuito de turismo gastronômico.
“O Brasil tem uma gastronomia extremamente rica, aprovada por mais de 95% dos turistas estrangeiros, mas ainda não está na rota do turismo gastronômico mundial. Não transformou a culinária em produto turístico”, comentou Daniel Nepomuceno. Ele citou o exemplo de países vizinhos que estão mais avançados nesse setor, como o Peru e a Colômbia. “O Chile também está avançando e nós não podemos ficar de fora desse processo”, comentou o secretário executivo.
A Gastronomia brasileira foi consagrada pela Rede de Cidades Criativas da Unesco. Florianópolis (SC), Belém (PA) e Paraty (RJ) são as cidades contempladas no segmento gastronômico. A rede foi criada em 2004 com o objetivo de promover a cooperação, inclusive internacional, entre as cidades que têm a criatividade como estratégia para alcance dos objetivos sustentáveis da ONU. O MTur já planeja criar incentivos para consolidar um roteiro gastronômico no Brasil que valorize a culinária nacional e faça dela um atrativo turístico.

CONCURSO DE STARTUPS
A startup Dinneer.com foi a única representante brasileira selecionada entre os 20 finalistas do 1º Concurso Global de Startups de Turismo Gastronômico, realizado pela OMT, em San Sebastián. O certame internacional registrou mais de 300 inscritos de 84 países – entre os quais mais de 80 projetos eram do Brasil -, que foram avaliados por especialistas do setor de Viagens e Turismo.
AGENDA – Na programação do 5º Fórum Mundial de Turismo Gastronômico da OMT, o secretário-executivo do MTur, Daniel Nepomuceno, participou de discussões sobre as competências e capacitação para o turismo gastronômico do futuro, a inclusão por meio desse segmento e a promoção do empreendedorismo com apoio de pequenas e médias empresas.

 

Comment here