Cidades

Educação promove curso de formação continuada de matemática para professores

A Secretaria Municipal de Educação de Pereira Barreto realizou o primeiro encontro do Curso de Didática Específica de Matemática, no Centro de Formação do Professor “Professora Nilse Emília Garcia Carneiro” e contou com a participação de professores e gestores do Ensino Fundamental.
O curso está programado para acontecer em dez encontros presenciais, sendo dois a cada mês e também na modalidade on-line, onde serão realizadas atividades e webinars, com vídeo-aulas dos conteúdos de matemática e da didática específica de matemática, atividades avaliativas, fóruns de participação, material de apoio ao cursista e tutoria pela própria formadora.
As aulas estão sendo ministradas pela professora Annaly Schewtschik, com mestrado em educação e especialista em Metodologia do Ensino de Matemática, Coaching Educacional. Annaly apresentou uma proposta dinâmica e engajadora. Ao iniciar os trabalhos, provocou uma reflexão sobre a trajetória de cada um e os motivos pelos quais nos dedicamos à arte de ensinar.
Escolhendo a docência ou sendo escolhidos por ela, fato é que se precisa constantemente reformular e potencializar conhecimentos pedagógicos e práticas docentes eficazes, a fim de desempenhar nossa missão com maestria. Estratégias como problematizar, visualizar, brincar e investigar são de muita importância para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça, pois o cérebro precisa se emocionar antes de aprender. Para enriquecer ainda mais o encontro, foi desenvolvida uma oficina com atividades práticas, abordando conceitos da Geometria a partir de situações cotidianas, onde o grupo pôde soltar a imaginação e usar toda a criatividade, experimentando o prazer em aprender de maneira lúdica.
Tendo em vista a Prova SAEB que será realizada este ano pelos alunos dos quintos anos, a Prefeitura Joãozinho, através da Secretaria de Educação está investindo neste Curso de Didática Específica de Matemática, pois além de valorizar, busca potencializar a capacidade dos profissionais da educação em desenvolver o raciocínio lógico matemático dos alunos de maneira dinâmica.

DA REDAÇÃO
Pereira Barreto

Comment here