Home Mundo Brasil Secretaria conserva biodiversidade, fomentando projetos sustentáveis

Secretaria conserva biodiversidade, fomentando projetos sustentáveis

7 tempo de leitura
0
0
18

DA REDAÇÃO – SÃO PAULO

Nesta segunda-feira (22), comemora-se o Dia da Terra para conscientizar a população sobre o estado do planeta, que sofre com a poluição, desastres naturais e atitudes que provocam impactos ambientais negativos. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio de seus institutos de pesquisa e coordenadorias, promove diversos projetos, com objetivo de conservar a biodiversidade paulista.

Plano ABC
O Plano Estadual de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC) tem como meta promover a adoção, por parte dos produtores rurais e agroindustriais, de tecnologias sustentáveis de produção agropecuária e agroindustrial que reduzam a emissão de gases do efeito estufa (GEE), aumentem a fixação de CO2 no solo e na vegetação, aumentem a eficiência da produção e permitam a adaptação às mudanças climáticas pela agropecuária paulista.

Sistemas agroflorestais
A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da SAA desenvolve trabalhos com Sistemas Agroflorestais – um dos programas do plano ABC -, na região de Pindamonhangaba desde 2007. O foco é a recuperação da vegetação da região do Vale do Paraíba, deteriorada pela colonização, ciclo do café e pastagens. Os resultados das pesquisas motivaram os pequenos e médios produtores, agricultores familiares e assentados a adotar um novo jeito de cultivar a terra com o plantio de frutas nativas, palmito, pupunha, mandioca, quiabo, brócolis, sorgo, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e adubos verdes. Os trabalhos ajudaram a alavancar o movimento agroflorestal no Vale do Paraíba e a APTA se tornou uma vitrine no quesito. Cerca de 200 produtores atuam como disseminadores dos Sistemas Agroflorestais, integrando a Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba, que já conta com cerca de 1400 pessoas, entre pesquisadores, técnicos, estudantes de pós-graduação, educadores e os produtores. No entanto, a frequência de participação é variada. O projeto impacta na renda familiar, qualidade de vida e recuperação ambiental da região.

Projeto Nascentes
A Secretaria está recuperando pelo Programa Nascentes a vegetação localizada às margens do córrego Borda Da Mata no município de Holambra, bem como suas nascentes, para conservar o solo e a água. No total, serão recuperadas inúmeras nascentes e mais de 16 hectares de vegetação nativa no município, em um trabalho que balizará as ações em âmbito estadual.
As ações estão sendo realizadas em uma área que engloba 101 propriedades rurais no município de Holambra, e é uma parceria da Secretaria com a Agência Nacional das Águas (ANA), Fundação Banco do Brasil e Agência das Bacias Hidrográficas do Piracicaba, Capivari e Jundiaí (APCJ), totalizando um investimento das entidades de mais de R$ 3,5 milhões.

Controle biológico
Na agricultura, o inimigo pode fazer um bem danado. Naturalmente, sem o uso de defensivos agrícolas, ele combate determinada praga ou patógeno, economizando recursos financeiros, poupando o ambiente e a saúde do trabalhador. O Instituto Biológico (IB-APTA) é referência no Brasil em pesquisas sobre o controle biológico. Seleciona micro-organismos e predadores para controlar pragas e doenças em flores, banana, cana-de-açúcar, soja, café e seringueira. As pesquisas do IB têm forte contribuição para a redução do impacto ambiental, diminuição dos custos de produção e melhoria social.

Embalagens Sustentáveis
Em busca da melhoria constante da relação da embalagem com o meio ambiente, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) avalia o desempenho ambiental de sistemas de embalagem e de produtos acondicionados, auxiliando associações, empresas e instituições públicas no uso racional dos recursos naturais, além de disponibilizar informações técnicas consistentes.
Assim, oferece diversos serviços: Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), subsídios para rotulagem ambiental, ecodesign (design for environment), esclarecimentos sobre estratégias ambientais, sustentabilidade e legislação sobre embalagem e meio ambiente, orientação para o desenvolvimento de produtos sustentáveis, estudos sobre impacto ambiental de embalagens e produtos, treinamento sobre sustentabilidade ambiental, critical review e pegada de carbono (carbon footprint).

 

 

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…