CidadesEntertainmentInternacionalMundo

Uruguai oferece vantagens para o feriado de Páscoa

DA REDAÇÃO – Montevidéu

Além da Páscoa, o Uruguai celebra a Semana do Turismo. Nessa data, de 13 a 21 de abril, uma série de departamentos (estados) oferecem diversas ofertas e promoções elaboradas em parceria público/privadas do setor. Junto ocorre uma imensidão de eventos culturais como festivais de jazz, gastronômicos e feiras. É possível “dar um relax” percorrendo muitas localidades de lá.
A Semana Criolla traz as tradições do campo. Os eventos mais típicos referente a zona rural acontecem de 13 a 21 de abril no Parque Prado e Roosevelt, localizados em Montevidéu. A festa inclui exibições de animais e a “jineteada”, além de feiras e cenários com artistas populares, convidando os turistas a viverem uns dias “a la uruguaya”.
Já no departamento de Paysandú, acontece a clássica Semana da Cerveja: também bem popular no país, por inovar a cada ano e conseguir manter a sua tradição (http://www.paysandu.gub.uy/semana-de-la-cerveza) o evento chega esse ano a 54ª edição. Mais para o nordeste, acontece a reconhecida “Fiesta del Olimar”, uma das festas mais esperadas no interior uruguaio, homenageia ao compositor e escritor Ruben Lena, e acontece a beira do Río Olimar, em Treinta y Tres. A entrada é franca e oferece espetáculos musicais, gastronômicos, áreas para acampar, além das exuberantes paisagens. http://turismo33.gub.uy/
Fechando com chave de ouro, acontece nos dias 19 e 20 de abril a 18ª edição do Festival de Jazz Entre Amigos, em La Pedrera. Dois dias de puro jazz com os melhores músicos da Argentina, Brasil e Uruguai. O festival caracteriza-se por conseguir uma mistura perfeita entre o mais alto profissionalismo artístico e momentos únicos e íntimos, contribuindo para a geração de laços de amizade entre artistas e públicos de diferentes nacionalidades. (mais informações +598 94461661 ou lapedrera365@gmail.com)
É nessa carona que os visitantes estrangeiros podem embarcar, já que não é necessário ser uruguaio para utilizar-se dos descontos, ofertas e festivais culturais do país. Desde seu início o número de visitantes internacionais vem crescendo, dois fatores se somam: a baixa temporada e as promoções, que deixam a viagem de pascoa muito mais agradável.

Turismo no Uruguai
Montevidéu, Colônia, Punta del Este e Piriápolis, além das regiões de termas, são os destinos turísticos do Uruguai mais desejados pelo mundo afora. Com um clima agradável durante todo o ano, o país tem as quatro estações bem definidas, sem temperaturas extremas e nem fenômenos climáticos adversos. Durante a primavera e o outono, por exemplo, com temperatura média de 17ºC são períodos ideais para as práticas do ecoturismo e turismo de aventura, assim como para conhecer o estilo de vida das famílias rurais e as tarefas típicas do campo.
No inverno, a região das termas no litoral uruguaio é a grande atração com suas piscinas naturais de água quente. Montevidéu também é um importante destino por conta da sua intensa agenda com cafés e casas noturnas, atividades culturais nos museus e exemplares únicos de arquitetura art decó. Já no Verão, com mais de 1.000 quilômetros de costa litorânea, o Uruguai possui inúmeras opções de formatos de viagens turísticas. Punta del Este e Piriápolis, mundialmente reconhecidas, são as principais cidades do litoral. Além delas, os turistas buscam pelas praias de localizadas na beira dos Rios Uruguai e da Prata.

Da Páscoa a Semana
do Turismo
Antes, parte exclusiva do calendário uruguaio, a pascoa passou a dividir a data com a semana do turismo. Esse processo de mudança de um Uruguai católico para laico surgiu quando em 1877 foi declarado que a educação pública seria laica e responsabilidade do Estado. Paulatinamente outras conquistas foram sendo implementadas como em 1907 o divórcio, 1917 separação oficial do Estado e a Igreja, há menos de uma década o aborto foi descriminalizado e importantes avanços na união civil homossexual foram implantados.
Contudo, percebeu-se uma oportunidade de potencializar o turismo interno nessa data, já que na grande maioria os uruguaios viajam nessa época e investem seu dinheiro em hospedagem, lazer e descanso. Na semana do turismo é possível perceber a forte movimentação cultural e promocional por parte dos “players” do setor, que baixam bastante os valores de tarifas como hotéis. Operadoras de turismo lançam pacotes tentadores para a “Páscoa”.

c1 punta del este.jpg

 

Comment here